Araraquara debate preservação do patrimônio histórico

Araraquara realiza, de 17 a 19 de novembro, a 7ª edição da Semana do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Araraquara. A programação conta com atividades que contemplam debates e mesas redondas sobre o incentivo à valorização do patrimônio e a integração entre sociedade e os órgãos de preservação.
O evento é destinado a técnicos e entidades da área, estudantes e público interessado em geral. Não é necessário realizar inscrição previamente: basta chegar e participar das atividades. A entrada é gratuita.
Com o tema “Perspectivas e Reflexões”, a Semana traduz os desafios enfrentados na temática da preservação com a modernização exigida nos tempos atuais e a incorporação destes bens na vida socioeconômica das comunidades; o restauro que perpetua a memória de uma época; o acervo arqueológico de Araraquara e a inventariança que cataloga e garante a permanência de trechos relevantes da história da sociedade e sua evolução.
Confira a programação:
Dia 17/11
19h: “ Conceitos e práticas de intervenção: Museu do Ipiranga (Museu Paulista da Universidade de São Paulo - São Paulo)”
Palestrante: Arqt° Eduardo Colonelli (Escritório Paulistano de Arquitetura)
 20h15 – “ Museu do Saneamento - São Paulo”
Palestrante: Arqt° Renato Dal Pian (Dal Pian Arquitetos Associados)           
Local: Biblioteca Pública Municipal “Mario de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729- Centro - Telefone: 3332-0777)
 
Dia 18/11
15h: “Restauro e Mecenato: O Altar da Capela da Fazenda do Pinhal”
Palestrante: Restaurador Júlio Moraes
16h15: “No meio do caminho tinha uma pedra...e uma pegada de dinossauro - O potencial arqueológico de Araraquara”
Palestrantes: Marcelo Adorna (paleontólogo) e Robson Rodrigues (arqueólogo)
Local: Museu MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara “Maestro José Tescari” (Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Av. Portugal – Centro - Telefone: 3332-4933)
Dia 19/11
“A garantia de perpetuidade da memória: O inventário e os incentivos públicos e privados como garantia de preservação do Patrimônio”
15h: “Inventário (Metodologia) e a política de incentivos”
Palestrantes: Profª Lilian Rosa (Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto) e Adriana Silva (Secretária da Cultura de Ribeirão Preto)
 Local: Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”– Sala “Jean Paul Sartre” (Rua São Bento, 909 – Centro - Telefone: 3333-1159)

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara