Cidade tem 64m² de área verde por pessoa; OMS preconiza 12m²

Araraquara conta atualmente com 64m² de área verde por habitante na zona urbana. Este número está abaixo dos cem metros quadrados preconizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para obtenção do Selo Verde Azul, dentro do projeto Município Verde Azul, mas muito acima dos 12m² recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O índice é calculado com base na projeção da copa da árvore dentro do perímetro urbano. De acordo com Weber Ciloni, secretário Municipal de Serviços Públicos, o índice exigido pelo Estado será alcançado a longo prazo, mas ainda não há uma data estipulada para atingi-lo.

Araraquara tem hoje 90 mil árvores plantadas no perímetro urbano, das quais 15% estão condenadas; mais 76 mil árvores nativas estão plantadas próximo aos córregos da cidade e que fazem parte da área urbana. Das condenadas, a cada ano, 5% são substituídas, segundo Ciloni.
Selo
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, entre os dados enviados para a participação das cidades no programa Município Verde Azul, cuja classificação será divulgada na segunda quinzena de dezembro, deverá constar o projeto para alcançar o que pede o Estado até 2012. "Chegar aos cem metros quadrados não será obrigatório, mas a intenção é que as cidades se organizem, plantem mais árvores e consigam alcançar esse número", explica nota da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

"Não queremos colocar metas, pois o plantio de árvores depende de vários fatores, como o clima. Todos os 26 funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão comprometidos, não simplesmente a plantar, mas fazer tudo bem feito e com comprometimento", explica Genê Catanozi, titular da pasta.

‘Quanto mais, melhor’
Para Adalberto Cunha, biólogo e professor da Uniara, quanto mais árvores na área urbana, maiores são os benefícios. No entanto, ele alerta que é preciso não apenas plantar, mas também preservar as árvores. "Em termos ambientais, quanto maior a arborização, melhor.
Pois, além de embelezar, ela diminui a sensação de calor e maior é a troca de dióxido de carbono. Porém, é preciso que a população tenha a consciência de sua importância e preserve-as", afirma. Cunha explica que apesar de a cidade ser bem arborizada, ela ainda possui um déficit de árvores. "Araraquara tem capacidade para chegar aos 100 m², já que possui áreas ainda sem árvores, como é o caso da Rua Nove de Julho (2). Mas é preciso haver um trabalho de conscientização, já que muitos moradores não plantam árvores por acreditar que fazem sujeira. Eles precisam entender que elas trazem muitos benefícios", acrescenta.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara