Prossegue a crise na Guarda Municipal‏ de Araraquara




Coronel Spera deixa a Secretária de Segurança Pública

Secretário deve permanecer no cargo até lançamento de videomonitoramento previsto para o dia 6

 

 



O coronel da reserva da Polícia Militar José Spera anunciou, com exclusividade em entrevista à Tribuna e ao Araraquara.com, que deixará a Secretaria Municipal de Segurança Pública no próximo dia 6 de dezembro. A data foi anunciada depois de uma conversa com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). A decisão foi tomada depois do desgaste envolvendo o secretário, os guardas municipais e o ex-comandante da Guarda, o tenente Rudi Bauer.
O secretário disse que não queria atrapalhar o andamento do serviço dos agentes e pediu para sair do cargo. A data de saída coincide com o lançamento do videomonitoramento, projeto idealizado e coordenado por ele durante sua gestão. Visivelmente abatido, o coronel não quis polemizar, agradeceu o apoio e pediu que a própria população avalie se seu trabalho e seus projetos foram positivos.
Spera foi um dos primeiros secretários anunciados por Barbieri e assumiu uma Secretaria ainda embrionária. Ao longo de quase dois anos, foi o homem à frente de vários projetos criados pelo município, entre eles, o Grupo de Gestão Integrada (GGI) - que levou a discussão sobre segurança a todas as corporações de Araraquara -, o Seminário Municipal de Segurança e, principalmente, a instalação das 25 câmeras de segurança da cidade, com verba adquirida junto ao Governo Federal. Este, inclusive, era um projeto pretendido há anos.
O anúncio da saída do secretário foi feito pelo próprio prefeito, nesta quarta-feira, durante encontro reservado com os guardas municipais.
Mudança
O discurso sobre o assunto mudou em 24 horas. Na terça-feira, o prefeito garantiu que Spera permaneceria no cargo porque se tratava de um cargo de confiança. Para o ainda secretário, no entanto, a decisão de entregar a pasta foi para "não atrapalhar e prejudicar o Governo".
Ainda não foi definido o novo secretário. Mas o nome de Rudi Bauer já foi descartado na sucessão da pasta. O tenente, inclusive, disse na noite desta quarta-feira, não ter a intenção de assumir a Secretaria. "Eu gostaria de ter permanecido no comando da Guarda e desenvolvendo os nossos projetos. Só isso."
A conversa entre os guardas e o prefeito definiu três pontos. O primeiro é que o novo comandante da Guarda não terá histórico militar - os outros dois comandantes foram um coronel e um capitão. O segundo é que o guarda civil municipal Alexandre Pomponi ficará responsável interinamente pela realização das escalas de serviço. Depois, ele será designado para atuar diretamente no videomonitoramento. Por fim, o coordenador da GM terá cinco gerentes escolhidos entre os próprios guardas.
Discussão
O racha dentro da Secretaria começou nas últimas semanas. O estopim foi o cancelamento da obra de um Canil dentro da Guarda Municipal devido à falta de projeto. Os agentes diziam que faziam o serviço sem ônus para o município, porém o secretário mostrou à reportagem documentos atestando o contrário. Os materiais vinham do Centralizado. O então comandante da GM, o tenente Rudi Bauer, pediu demissão no fim de semana. Os agentes reagiram e exigiram a retirada de Spera. A queda de braço terminou com a saída dos dois comandos.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara