Polícia Ambiental autua vereador por irregularidade em área de preservação permanente

O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Napeloso, foi multado em R$ 9.250 por destruir 1.085 hectares de vegetação nativa em área de preservação permanente no sítio Santa Luzia, na na região conhecida como Bocaiúva, às margens do Rio Jacaré-Guaçu.
Em entrevista ao portal Araraquara.com, Napeloso disse que comprou a propriedade há cerca de um ano e meio, com a irregularidade. Desde então, nenhuma modificação foi feita no local, porém, depois da notificação da infração por crime ambiental, o vereador contratou empresa para regularizar a situação.
Napeloso, que mantém no local alguns investimentos em sociedade, também irá recorrer da multa de cerca de R$ 10 mil.
A constatação do crime ocorreu na semana passada, depois de uma denúncia anônima de que o vereador fazia uso irregular da água de um córrego próximo ao local. A Polícia Ambiental, no entanto, não constatou a irregularidade apontada pelos denunciantes. Mas a área de preservação gradeada e sem autorização dos órgãos competentes, o que caracterizou crime ambiental segundo o artigo 43 da lei de crimes ambientais.
Segundo o auto de infração ambiental 252881, de 19 de novembro, o vereador "recusou-se a assinar o documento, sendo-lhe entregue a primeira via".
Procurado pela reportagem, o tenente Leandro de Oliveira, comandante da Polícia Ambiental de Araraquara, não foi encontrado. Ele participa de um curso de oficiais em Campos do Jordão.
Fonte: araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara