A Receita dos candidatos de Araraquara

Pessoal,



                  teve inicio a divulgação pelo TRE-SP das prestações de contas das campanhas eleitorais do primeiro turno. Acesse http://www.tre-sp.gov.br/eleicoes/2010/index.html.
               As campanhas dos deputados de Araraquara merecem uma atenção especial. Conhecer o financiamento dos adversários auxilia na luta política. Pela ordem segue um breve relato das receitas do Edinho Silva, Roberto Massafera, Dimas Ramalho e Edna Martins.
                Campanha Edinho Silva. O ex-prefeito de Araraquara arrecadou oficialmente R$ 2.899.461,03. A maior parte das doações vieram do Diretórios Estadual e Nacional do PT, correspondem a praticamente a metade das doações. Este tipo de repasse corresponde a denominada doação oculta, os empresários repassam para o partido que transfere ao candidato. Esta prática é nefasta pois esconde a empresa doadora e é um dos principais problemas da legislação eleitoral em vigor.
           Nas doações explícitas da campanha Edinho Silva, destacamos a doação da Estre Ambiental (R$ 200 mil), MHA engenharia (R$100 mil) e da Camargo Corrêa (R$ 100 mil). A Estre Ambiental faz parte da "holding' que dirige o aterro sanitário de Guatapará, aterro este que recebe o lixo de Araraquara e custa para o cofre público municipal algo próximo dos R$ 200 mil por mês, ou seja, o aterro sanitário da cidade exauriu (deixaram acabar) e a cidade gasta  com o destino do lixo e a campanha eleitoral do ex-prefeito recebeu doação direta da empresa. É a lógica do financiamento de campanha. Resumo da receita do Edinho: quase metade das receitas de doações ocultas, outra parte considerável de transferência de material das candidaturas dos federais e doações explícitas de poucas pessoas juridicas e de algumas pessoas físicas (majoritariamente de ex-cargos de confiança na prefeitura).
                Os números apresentados pela Campanha Massafera, caixa oficial, são bem mais modestos do que os números declarados pela candidatura do Edinho Silva. Declarou o candidato tucano a importância de R$ 682. 509,61. Ou seja, Massafera declarou uma receita de aproximadamente 1/4 do arrecadado pelo petista. Com números evidentemente subestimados - a campanha do Massafera teve volume  na cidade e na macro-região de Araraquara e Ribeirão Preto - os principais doadores são de pequena monta. Destacar a Usina São Martinho S/A, R$ 50 mil, a fábrica de Meias Lupo R$ 30 mil. Na declaração do tucano, o maior doador foi o próprio candidado algo próximo dos R$ 70 mil e seu irmão, com cerca de R$ 30 mil.
               O federal ficha limpa, Dimas Ramalho, declarou arrecadação de R$ 1.156.348,11. A receita oficial do promotor foi também bastante inferior a declarada pelo Edinho Silva, bem menos do que a metade. Entretanto, quem andou pela região percebeu que a campanha Dimas era muito bem estruturada, com farto material, lembra da revista colorida, equipes profissionalizadas e inúmeras peruas, houve muito visual gráfico e a receita declarada é pequena perto da máquina eleitoral utilizada. Seria o milagre da multiplicação?
    O destaque na campanha do Dimas  é para doações de pessoas jurídicas: a Caramuru Construções (+ de 300 mil), a Camargo Corrêa (R$ 250 mil), a LBR Engenharia e Consultoria (R$ 160 mil), a Goldfarb empreendimentos imobiliários (R$ 100 mil) e a Cutrale (R$ 50 mil). O predomínio da receita foi de pessoas juridicas.
                A campanha da Edna Martins declarou a importância de 331. 069,81. A candidata que não foi eleita apresentou também o menor volume de despesa entre os candidatos com máquina eleitoral na cidade. Vale destacar que a campanha da Edna foi focalizada em Araraquara e teve doações com destaque de pessoas físicas, como a do Guilherme Peirão Leal (R$ 100 mil), Edison Martins (R$ 80 mil). No tocante as empresas juridicas doadoras da campanha verde destacamos a Usina Cosan S/A -açucar e alcool (R$50 mil) e a Maximos alimentos (R$20 mil).
              Em síntese, a campanha Edinho declarou o maior volume de gasto e a maior parte da receita é  da famigerada doação oculta; Dimas e Massafera apresentaram uma receita pequena em comparação ao volume de campanha na cidade e na região. A campanha da Edna foi concentrada na cidade e com doações significativas de pessoas físicas, sendo a maior delas de um quadro do PV nacional.
              No que diz respeito as despesas das campanha, a leitura exige um maior tempo e cuidado para identificar os fornecedores e classificar a despesa por categoria econômica, em breve encaminho um comentário.

texto sem revisão
Só teremos democracia substantiva com transparência e financiamento público de campanha.

Saudações

Vermelho 

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara