Taquaritinga abre licitação para construção de UPA

A Prefeitura de Taquaritinga deve abrir, em dezembro, licitação pública para a construção do novo Pronto-Socorro da cidade. O prédio, com mais de 1,5 mil m² de área construída, foi planejado dentro dos padrões das Unidades de Pronto atendimento (UPAs), concebidas pelo Ministério da Saúde.
O prazo previsto entre o processo de licitação e a conclusão da obra é de 12 meses.

O prédio, que será edificado na Avenida Vicente José Parise, está avaliado em cerca de R$ 2 milhões, dos quais R$ 1,4 milhão repassado pelo Governo Federal.

A intenção da Prefeitura é iniciar a obra já no começo do próximo ano. O projeto executivo do prédio foi inteiramente elaborado pelo próprio Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras da Prefeitura de Taquaritinga e é considerado "modelo" pelos técnicos do Ministério da Saúde.
Vigilância Sanitária
De acordo com a Prefeitura, a obra atende a todas as normas da Vigilância Sanitária e terá uma área de trabalho e acolhimento ao público praticamente três vezes maior do que a do atual Pronto-Socorro Municipal.

O secretário de Saúde Wilson Rodrigues, que vem cuidando pessoalmente há mais de um ano do projeto de construção da Unidade de Pronto de Atendimento de Taquaritinga não esconde o seu entusiasmo diante dessa conquista e é categórico ao declarar que a obra será um marco na atual administração.
Atendimento
Atualmente, são realizados cerca de 11,8 mil pronto atendimentos por mês em Taquaritinga. De acordo com Rodrigues, a construção da UPA melhora as condições de atenção ao paciente. "Melhora o acolhimento e humanização da saúde. A UPA permite também uma melhor resolutividade e redução das internações na Santa Casa local de primeiro atendimento, possibilidade de fazer parto natural e vários outros benefícios para a população", diz o secretário.
Terceirização
A Prefeitura de Taquaritinga tem 25 médicos concursados trabalhando atualmente, mas o Pronto Atendimento local é abastecido por médicos da Santa Casa.
Este quadro, segundo Rodrigues, pode mudar em 2011, caso a terceirização dos serviços de saúde se concretize. "Estamos em negociação com uma Organização Social (OS) de saúde atrelada a uma faculdade de medicina, portanto, os médicos serão contratados pela OS", afirma.

fonte: Araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara