Via Expressa terá semáforos na rotatória do Savegnago

Serão quatro eixos de cruzamentos da rotatória e no cruzamento da Via Expressa com a Avenida 15 de Novembro, que dá acesso à rotatória da Avenida Sete de Setembro (Foto:  Lucas Tannuri)



O trânsito de veículos no cruzamento da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) com a Avenida Sete de Setembro deve crescer, ao menos, 20% após a inauguração do Supermercado Savegnago, prevista para o dia 2 de dezembro. A rotatória receberá oito grupos semafóricos.

Nos horários de pico, a rotatória chega a receber dois mil veículos por hora. As estimativas são do estudo de Polo Gerador de Tráfego (PGT) realizado por engenheiros do supermercado e que resultou na necessidade de implantação de semáforos no trecho, conforme a Tribuna Impressa havia adiantado. A instalação de semáforos no local deve começar neste final de semana.

O sistema de semaforização custou R$ 80 mil e integra a contrapartida exigida pela Prefeitura ao grupo de supermercados para aprovação do projeto. "Como somos um polo gerador de tráfego precisamos trazer a solução para o conflito para ter o projeto aprovado", explica Wilson da Costa, engenheiro da Savegnago.
Alterações
Para Cid Monteiro de Barros, secretário municipal de Trânsito e Transportes, as alterações resolvem os conflitos de trânsito no trecho. De acordo com ele, depois de projetada a sinalização semafórica, foram realizadas simulações por meio de um sistema de computador na qual foram testadas as situações registradas no trânsito do local. "Testamos tudo e acreditamos que vai resolver o conflito que temos aqui", avalia.

Os semáforos serão dispostos nos quatro eixos de cruzamentos da rotatória da Sete de Setembro e no cruzamento da Via Expressa com Avenida 15 de Novembro. Não haverá mudanças na mão de direção.

Marcelo de Larocca, do controle de semáforos da Secretaria de Trânsito, informa que o sistema de semáforos contará com oito grupos focais, dispostos nos quatro eixos de cruzamentos da rotatória e no cruzamento da Via Expressa com a Avenida 15 de Novembro, que dá acesso à rotatória da Avenida Sete de Setembro. "Teremos o controle dos semáforos através da nossa central semafórica", explica.

Valdir Fernando Centenário, engenheiro de aplicações da Digicon, afirma que o controlador de semáforos que será instalado no local trabalha com inteligência. No equipamento é possível adequar o tempo de abertura dos faróis ao fluxo de veículos, ou seja, nos horários de pico de cada modal de movimento, o tempo de sinal verde será maior. "Isso permite que haja fluidez no trânsito", diz.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara