Araraquara recebe Selo Verde

Araraquara recebeu ontem, pela segunda vez, o Selo Município Verde Azul, certificação do Governo do Estado de São Paulo conferida às cidades que cumpriram indicadores ambientais ao longo do ano. Entre os critérios do selo estão aumento da área verde, preservação de rios e mananciais e o cumprimento dos planos de expansão do setor permite aos municípios obter recursos estaduais para investimentos em meio ambiente.

Com um total de 89,87 pontos, Araraquara alcançou a 25ª colocação no ranking do Município Verde e subiu 26 posições com relação ao ano passado, quando obteve 88,12 pontos e conquistou o 51o lugar. No total, 143 municípios conquistaram o selo. A primeira colocada foi para a cidade de Santa Rosa do Viterbo (94,31 pontos).

Além da certificação, Araraquara recebeu o prêmio de primeiro lugar do troféu Franco Montoro entre os 34 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré, por sua pontuação geral no Selo Verde - também fazem parte da bacia os municípios Bauru, São Carlos, Jaú, Lençóis Paulista, Brotas e Barra Bonita - e o certificado do projeto que envolve apoio de empresas, devido à parceria com o Senac na realização do 1º Simpósio Municipal de Meio Ambiente.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, o resultado foi decorrente de diversas ações, mas em especial do tratamento de 100% do esgoto, o fechamento do aterro, a recuperação de córregos e o plantio de mais de 80 mil. "Conseguimos evoluir na questão ambiental, e para evoluir ainda mais e manter tudo o que vem sendo feito, precisamos investir em educação ambiental. A partir do próximo ano, as escolas municipais trabalharão com a cartilha ambiental."

O prefeito garante que, no próximo ano, medidas como a ampliação da reciclagem de materiais e da educação ambiental serão os focos dos trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente. "Um item importante é a ampliação da coleta de recicláveis. Mesmo com a usina de lixo a reciclagem será mantida e ampliada devido à sua importância no desenvolvimento da educação ambiental e na proteção daquilo que já foi recuperado."

Como no ano passado, o secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozzi, recebeu a premiação vestido de Papai Noel Verde.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara