Corpo de Orestes Quércia é sepultado em São Paulo



Debaixo de um sol forte, perante cerca de 300 pessoas, entre políticos e familiares, o corpo do ex-senador e ex-governador Orestes Quércia foi sepultado às 9h30 na quadra 15, setor 1, do Cemitério do Morumbi, na zona sul da capital paulista. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), participou da cerimônia, que contou com três salvas de tiros. "Quércia é um exemplo de determinação e respeito à democracia", afirmou. A bandeira do Estado de São Paulo que cobria a urna foi dobrada e entregue à viúva, Alaíde Quércia.
O prefeito de Araraquara (SP), Marcelo Barbieri (PMDB), um dos mais próximos aliados do líder peemedebista, fez um discurso de improviso antes de o corpo ser sepultado, agradecendo Quércia por "tudo o que fez pelo Brasil e pela democracia". "Seu exemplo, Quércia, jamais será esquecido", disse. "Você cumpriu sua missão, um exemplo de amor aos mais simples, mais pobres, mais humildes. Sua história é de um vencedor, de dedicação."


Jobim: a morte de Quércia é a perda de um símbolo da luta

O ministro da Defesa Nelson Jobim lamentou a morte de Orestes Quércia nesta sexta-feira. "O desaparecimento de Orestes Quércia significa para o meu partido, o PMDB, e para o Brasil, a perda de um símbolo da luta pela retomada democrática".
Jobim lembrou a trajetória política de Quércia e seu papel na consolidação da democracia, afirmando que "sua eleição como senador paulista em 1974 foi um marco no processo de retomada da democracia".
Quércia morreu às 7h40 de hoje, aos 72 anos. Ele estava internado Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para tratamento de um câncer de próstata. Ele está sendo velado desde as 14h no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O enterro está programado para as 9h deste sábado no Cemitério do Morumby, localizado no bairro Morumbi, na zona sul da cidade.
Um dos principais líderes do PMDB, partido que ajudou a fundar, Quércia retirou sua candidatura ao Senado nas eleições deste ano após receber, em setembro, o diagnóstico da volta do tumor que havia sido tratado há mais de 10 anos. Casado com a médica oftalmologista Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia, o político teve cinco filhos.
Trajetória política
Nascido em 18 de agosto de 1938, em Pedregulho, no interior de São Paulo, Orestes Quércia se mudou ainda jovem com a família para Campinas, onde se formou em Jornalismo, Direito e Administração de Empresas. Filho de Otávio Quércia e Isaura Roque Quércia, ele iniciou sua trajetória política em 1962 como vereador pelo Partido Libertador. Foi eleito deputado estadual em 1966 pelo MDB e prefeito de Campinas em 1968 pelo mesmo partido.
Após fazer seu sucessor na prefeitura de Campinas, Quércia venceu em 1974 a disputa ao Senado Federal. Em 1982, foi eleito vice-governador de São Paulo pelo PMDB (ex-MDB) na chapa de André Franco Montoro. Participou do movimento das "Diretas Já" e da campanha que elegeu Tancredo Neves à Presidência da República, em 1985, com a redemocratização. No mesmo ano, Quércia se casou com a médica Alaíde Cristina Barbosa Ulson e, em 1986, se tornou governador do Estado paulista, na gestão que privatizou a companhia aérea Vasp. Com bons índices de aprovação, o político conseguiu eleger em 1990 o seu sucessor, Luiz Antônio Fleury Filho, que ocupava o cargo de secretário da Segurança Pública.
Quércia enfrentou denúncias de irregularidades e abuso de poder na administração e na gestão de negócios do Banespa (antigo Banco do Estado de São Paulo). Além das acusações, o baixo desempenho de Fleury como governador também enfraqueceu sua liderança política. Disputou e perdeu a corrida presidencial, em 1994, o governo estadual, em 1998 e 2006, e o Senado, em 2002.
Em 2008, o peemedebista apoiou a campanha do atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e, em 2009, foi reconduzido à presidência do Diretório Estadual do PMDB em São Paulo. Em 2010, Quércia fechou aliança do PMDB regional com o PSDB para apoiar as candidaturas de Geraldo Alckmin ao governo paulista e de José Serra à presidência, contrariando a orientação nacional de seu partido em torno da campanha de Dilma Rousseff ao Planalto. Após o diagnóstico da volta de um tumor, ele retirou a candidatura ao Senado para iniciar um tratamento contra a doença. A sua renúncia beneficiou o tucano Aloysio Nunes (PSDB), que foi eleito ao Senado por São Paulo junto de Marta Suplicy (PT).
Empresário bem-sucedido
O ex-governador de São Paulo atuava como empresário no ramo imobiliário, do agronegócio e das comunicações. As Organizações Sol Panamby, de sua propriedade, detêm o controle da TVB, emissora afiliada do SBT na região de Campinas e Santos, da emissora de rádio Nova Brasil FM, o jornal Diário do Comércio e Indústria (DCI) e o Portal Panorama do Brasil, além da rede de shopping centers Jaraguá e do Novotel Jaraguá.
De acordo com o site do grupo, os negócios da família de Quércia começaram em 1945, com um pequeno armazém de seu pai, em Campinas, no interior de São Paulo. O seu patrimônio atual é estimado em R$ 117 milhões, de acordo com a declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral em 2010.

Goldman decreta luto de sete dias pela morte de Quércia

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), decretou nesta sexta-feira (24)  luto oficial de sete dias pela morte do ex-governador Orestes Quércia.

Em declaração, Goldman afirmou que "Quércia teve um papel fundamental  na construção do MDB, na luta contra a ditadura e na reconquista da democracia", e completou: "Foi um senador que honrou nosso Estado e um governador que deu um grande impulso ao desenvolvimento de São Paulo." 
 

 

 


Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara