Gavião quer se transformar em polo de ecoturismo

Gavião Peixoto está investindo em uma nova vocação do município, o ecoturismo. O prefeito Ronivaldo Fratuci (PDT) quer desenvolver o setor a partir de atrativos oferecidos pelas águas do Rio Jacaré Guaçu, que cruza a cidade.
Confira o vídeo do Boia Cross realizado neste domingo.

"A implantação do ecoturismo em Gavião Peixoto será um trabalho de longo prazo. E vai envolver diversas iniciativas e mudanças, que poderão garantir ao município uma nova opção de fonte de renda", diz Fratuci.

De acordo com o prefeito, para que esta alternativa se concretize, deverá haver um envolvimento da população, do comércio local e de proprietários rurais. "Também será necessário um grande investimento da iniciativa privada e do Governo do Estado e Federal", completa.

A primeira iniciativa começa em janeiro de 2011. Os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Karim Raja Cury, e de Cultura, Natália Fratuci, planejam implantar o Boia Cross no Rio Jacaré Guaçu como atividade permanente. "Queremos realizar este evento uma vez por mês", antecipa Natália. "Atividades como o Boia Cross divulgam a cidade sob outro aspecto, o do turismo, além de ajudar na conscientização da população local em manter o rio limpo", afirma o secretário.

Natália conta que existem outros pontos do rio propícios a turismo de aventura. "Acima da hidrelétrica há corredeiras mais fortes, que não são próprias para o boia cross, mas são excelentes para o rafting, por exemplo", explica.

O prefeito também tem boas recomendações sobre o Jacaré Guaçu. "Conheço pessoalmente o percurso do rio, as quedas e os locais pouco visitados, porque percorríamos alguns trechos para pesca. Sou testemunha de áreas fantásticas de belezas naturais. A natureza já está oferecendo tudo o que é necessário, basta nos organizarmos e, com planejamento, inserir o ecoturismo como mais uma opção de renda para o município", conclui Fratuci.

Em novembro, a cidade realizou a Campanha de Limpeza e Conservação das Margens do Rio Jacaré-Guaçu. "Conseguimos tirar oito sacos cheios de lixo. Mas o principal é que os moradores estão cada vez mais conscientes", comemora Cury.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara