Napeloso é convidado a integrar governo Marcelo

O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) confirmou ontem convite feito ao vereador Ronaldo Napeloso (DEM) para assumir uma secretaria no Governo Municipal. Napeloso disse que vai conversar com seu partido e com funcionários de seu gabinete antes de decidir se aceita. "Eu tenho prazo até domingo e primeiro vou pensar se vou para o Governo. Depois disso, vamos discutir para qual pasta", disse à reportagem. Ele citou as secretarias de Serviços Públicos e de Governo entre as que pode assumir.

De acordo com Marcelo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ocupada hoje pelo vice-prefeito Valter Merlos - companheiro de partido de Napeloso - está descartada. "Temos reuniões até domingo para definir, mas posso adiantar que esta pasta não será ocupada por Napeloso", afirmou Marcelo.

O prefeito adiantou à reportagem que, caso o vereador aceite o convite, pode anunciar o nome de Napeloso amanhã, durante a transmissão do cargo de prefeito ao parlamentar, que é presidente da Câmara Municipal. Ele chefiará o Executivo por 11 dias, durante férias de Marcelo e Merlos. A licença do prefeito e do vice foi autorizada na última sexta-feira, durante sessão extraordinária do Legislativo.

Com a posse de Napeloso, em cerimônia marcada para as 11 horas deste domingo, no Paço Municipal, Tenente Santana (PSDB), vice-presidente do Legislativo, assume os trabalhos da Câmara entre 20 e 30 de dezembro.

Segundo Napeloso, a resposta será comunicada ao prefeito após definir qual caminho pretende tomar em sua trajetória política nos próximos dois anos . "Não adianta aceitar e três meses depois voltar para a Câmara. A função de secretário é de grande importância para meu currículo e para que possa desenvolver um grande trabalho para a população. Se fui convidado é porque o prefeito confia no meu trabalho e me sinto honrado", acrescentou.
Outras mudanças
Outras mudanças no secretariado serão definidas até amanhã, após reuniões de Marcelo com lideranças políticas da cidade, entre elas o deputado federal Dimas Ramalho (PPS).

Entre as alterações confirmadas estão a volta de Antônio Martins, ex-secretário da Educação, e a nomeação de Leandro Guidolin para a Secretaria da Habitação, até então ocupada pelo vereador João Farias (PRB), que retorna ao Legislativo em janeiro, no lugar do suplente Roberval Fraiz (PRB).

A secretaria de Governo vem sendo ocupada por Luiz Zacarelli desde a saída de Orlando Mengati Filho, que foi para a pasta da Educação suprir a ausência de Martins e acabou sendo efetivado. E a chefia de Gabinete está vaga desde a saída de Anuar de Oliveira Lauar, o Turquinho.

O Coronel José Antônio Spera também deixou a função de secretário de Segurança Pública e dará lugar ao delegado aposentado Eli Schiavi.

Caso Napeloso aceite o convite do prefeito, pode dar lugar ao seu primeiro suplente Jair Martinelli (PMDB), que deixaria a Secretaria de Esportes e a presidência da Fundesport. Se a opção for pela permanência de Martinelli, Napeloso daria lugar ao segundo suplente, Lucas Grecco (PMDB).

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara