PM estuda sediar comando regional em Araraquara

A Polícia Militar (PM) de Araraquara pode passar a coordenar, além das 19 cidades de sua microrregião, também as operações da corporação nas regiões de São Carlos e Barretos. Esta é a expectativa de vários militares da cidade com a proposta, ainda em análise, de o município deixar de sediar somente um Batalhão para se tornar Comando de Policiamento do Interior (CPI). Hoje, essa competência na região está atribuída apenas para Ribeirão Preto.

Oficialmente, representantes da PM de Araraquara não podem falar do assunto. Mas a reportagem apurou que esse projeto de descentralização está em trâmite no Comando Geral da PM, em São Paulo. O motivo é técnico. O CPI-3, de Ribeirão Preto, administra, simultaneamente, 93 municípios. É a maior área territorial do Estado, compreendendo os Batalhões de Ribeirão, Araraquara, São Carlos, Franca, Bebedouro, Barretos e São Joaquim da Barra. Na prática, além do aumento gradativo de policiais e viaturas, Araraquara poderia ser beneficiada com a base de Radiopatrulha Aérea e com o helicóptero Águia.
Coordenação
Se a proposta for aceita pelo Comando Geral, Araraquara se tornaria uma novo CPI. Daqui sairia o comando já existente do 13º Batalhão local e também a coordenação de ações policiais nas regiões de São Carlos e Barretos. Já o CPI-3, de Ribeirão, ficaria com os demais Batalhões.
Esse pedido já passou pela Câmara Municipal, com oficio protocolar pelo vereador Tenente Santana (PSDB), e tem também o apoio da Prefeitura. A aprovação do projeto, segundo militares, é agora uma questão de tempo, vontade política e de alocação de recursos financeiros.
Além de Araraquara, mais duas cidades no Estado pedem essa alteração. Os Batalhões da PM de Jundiaí e Marília buscam autonomia em relação aos CPIs de Campinas e Bauru, respectivamente.

Como é atualmente
• 13º Batalhão - Araraquara
Área de atuação: 19 cidades
• 38º Batalhão - São Carlos
Área de atuação: 6 cidades
• 33º Batalhão - Barretos
Área de atuação: 16 cidades
Todos esses Batalhões respondem ao Comando de Policiamento do Interior (CPI) 3, de Ribeirão Preto, que administra também os dois Batalhões de Ribeirão, além de Franca, São Joaquim da Barra e Sertãozinho
Se a medida for aprovada
• Novo CPI seria criado em Araraquara para administrar o 13º Batalhão local e as unidades de São Carlos e Barretos
Vantagem: mais policiais e viaturas, sendo a maioria para o setor administrativo. Em tese, Araraquara estaria apta a receber uma base de radiopatrulha aérea e um helicóptero Águia

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara