Araraquara não "engoliu" 21 vereadores


O SimNews eletrônico, o impresso, e o Grande Jornal Falado da Cidade, gerado pelas rádios Morada do Sol Am-FM e o Araraquara Hoje estão iniciando no dia 28, um movimento popular para que os vereadores voltem a rediscutir o número de cadeiras para a próxima legislatura. A fixação de 21 cadeiras, decidida sem um debate mais amplo junto à sociedade, causou, e continua causando, manifestações de insatisfação. E a própria imprensa local está sendo rotulada de "morna", diante da passividade que trabalhou frente a um assunto tão relevante.


Até ontem foram mais de 500 manifestações de internautas e leitores do SimNews, inconformados com a fórmula com que os vereadores aprovaram, há quase dois meses, o aumento de 13 para 21 cadeiras legislativas para a próxima eleição.
Muitos eleitores consideram que a reação da imprensa local foi decepcionante. Antenor dos Santos, por exemplo, esperava do SimNews uma reação mais agressiva a rapidez com que os vereadores decidiram um assunto tão importante. “Deviam ter convocado audiência pública para debater o número que seria ideal para Araraquara. Mas isso não aconteceu. Eles acreditam na falta de memória do eleitor e anteciparam essa decisão para evitar desgaste mais tarde, próximo à eleição. Uma vergonha”, escreveu o leitor. Antenor salientou ainda que espera, do SimNews, a mesma atuação que desempenhou quando descobriu a contratação de um arquivista da Câmara por um salário superior ao salários dos próprios vereadores. “Por que essa postura morna do jornal?”, questionou.
Na mesma linha de pensamento está Juliana Lima. “É uma vergonha a frieza com que a cidade recebeu uma decisão tão importante sem um debate mais profundo”, escreveu a internauta.
Diante das manifestações de protesto, que continuam chegando quanto a forma com que a maioria dos vereadores decidiu pela elevação do número de cadeiras, o SimNews está articulando, a partir de hoje (28), a retomada do assunto para um debate mais amplo em torno da questão. Nesta semana a direção do SimNews vai convocar todas as entidades representativas (Sindicatos, OAB, UMESA, ONGs e Sociedades de Bairros) para uma reunião com a presença dos vereadores que se posicionaram contra a elevação de cadeiras legislativas. A proposta é a retomada dos debates para, até, uma revisão do número de vereadores para a próxima legislatura.
O jornalista José Carlos Magdalena, diretor de jornalismo da organização, considera salutar essa reflexão. “Fazendo uma avaliação sobre a posição adotada pelo SimNews e pelo Jornal Falado da Cidade, do qual sou apresentador, considero que não houve mesmo um debate mais acirrado em torno de um fato tão importante. Nunca é tarde para voltar atrás em uma decisão que desagrada a maioria”, disse o jornalista quando a direção geral achou pertinente essa mobilização popular.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara