Videos do tsunami no Japão em 11/03/11

Veja imagens do tsunami que atingiu o Japão após o terremoto de 8.9 graus de magnitude, registrado nesta sexta-feira. O vídeo mostra a influência que a onda teve, alcançando áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.


Nº de mortos no Japão deve passar de 1 mil, diz agência O Estado.

O número de mortes provocadas pelo terremoto e o tsunami que atingiram hoje a costa leste do Japão deverá ultrapassar mil, informou a agência de notícias Kyodo. Até agora, oficialmente, o desastre matou 137 pessoas, segundo a polícia. Mas pelo menos 531 estão desaparecidas.
A polícia japonesa também afirmou à agência Associated Press que encontrou entre 200 e 300 corpos na área costeira da cidade de Sendai, no nordeste do país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que equipes de busca e resgate de mais de 45 países estavam prontas para ajudar o Japão, caso o país asiático precise. "Mais de 68 equipes de mais de 45 países estão em prontidão", disse Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês).
As equipes de busca e resgate mobilizadas no âmbito da rede de resposta a desastres da ONU estão monitorando a situação e prontas para atuar, caso o Japão solicite, explicou a porta-voz. "A ONU está pronta para ajudar", afirmou a funcionária. Segundo a porta-voz, especialistas da OCHA estavam em contato constante com seus colegas da autoridade de resposta a desastres japonesa. As informações são da Dow Jones.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara