Araraquara busca um sistema de alerta contra temporais

A tempestade que atingiu Araraquara e Américo Brasiliense na manhã desta terça-feira, dia 5, causando a derrubada de mais de 300 árvores, destelhamento de casas, destruição de dez carros, queda de fios de alta tensão, outdors, tottens e painéis em vários pontos, queda de paredes e coberturas de indústrias, a destruição da cobertura da arquibancada do Estádio Municipal do Botânico e um grande susto em muita gente, chamou a atenção para a falta em Araraquara de um sistema de alerta das condições climáticas, ou alerta de catástrofes. O sistema de radar climático localizado em Bauru não comunicou à Defesa Civil de Araraquara as formações de nuvens que ocorriam a poucos quilômetros da cidade, que causaram chuva de granizo, ventos de até 90 Km/h e a destruição relatada. Por sorte, não ocorreram mortes.
Mas, é ao lado de Bauru, na pequena cidade de Cabrália Paulista, que funciona o CIADEM – Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais - uma nova era em sistema de alerta, implantado pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em parceria com a Prefeitura local, por intermédio da Defesa Civil de Cabrália Paulista. O sistema impressiona, não pela imponência de sua estrutura, mas sim pela simplicidade e praticidade dela, e pela grande eficiência e importância para a região onde funcione. E a dimensão dessa região é definida na configuração do programa de computador do sistema. Até pontos de enchentes podem receber o alerta. Em Cabrália são observados 39 municípios da região.
E é focado na micro e macro região que o sistema compõe os dados científicos que demonstram os riscos de ocorrências que possam causar catástrofes, como a terça-feira em Araraquara e Américo. O sistema coleta dados brutos de estações meteorológicas e satélites, processa-os e retorna a informação da região definida. A informação aparece em monitores, pode ser acessada pela internet, e ainda são emitidos alertas para e-mails e celulares, às pessoas cadastradas e em faixas de perigo, como vento, granizo, chuva forte e raios. Os alertas podem ser dados desde Agentes da Defesa Civil a produtores rurais.
Na última quinta-feira, o vereador Elias Chediek (PMDB), o Coordenador Municipal da Defesa Civil Edson Adalberto Alves, o coordenador regional da Defesa Civil do Estado Amarildo Calegari, o coordenador adjunto da Defesa Civil e professor Pedro Caballero Campos, estiveram em Cabrália Paulista para conhecer o sistema de alerta. Lá também esteve o Major Marco Aurélio, Diretor da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, e sua equipe. O sistema será mostrado agora ao Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo de São Paulo, que cuida da Defesa Civil no estado. Ele demonstrou interesse em instalar o CIADEM na capital paulista.
O sistema foi apresentado ao governo municipal, que já manifestou a vontade de assinar um protocolo de intenções com o INPE e implantar o sistema de alerta. A demanda maior fica por conta de rede de serviços e pessoas que reagirão a este alerta. Esta estrutura, mais complexa, é que receberá atenção nas discussões que seguirão à formalização da parceria com o instituto de pesquisa. A assinatura do protocolo de intenções será agendada pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para os próximos dias

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara