Araraquara tem sua primeira UPA inaugurada

Começou a funcionar, na manhã de ontem, a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Araraquara (UPA), na esquina da Rua José do Patrocínio com Avenida Antônio Lourenço Corrêa, na Vila Xavier, Zona Leste da cidade.

Construída numa área de 950m2 e batizada com o nome do Dr. Antônio Alonso Martins, a obra custou R$ 1.535.267,30 e foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, que, além da verba para construir e equipar o local, destinará R$ 100 mil para custeio mensal do posto.

Estabelecimento de saúde de complexidade intermediária - entre as unidades básicas de Saúde e/ou Saúde da Família e a Rede Hospitalar -, a UPA está equipada para atender médias e pequenas urgências, contando, também, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tem posto em prédio anexo.

A estrutura da UPA tem capacidade para atender 65 mil pessoas e conta com laboratório de análises clínicas, eletrocardiograma, exames radiológicos, salas de medicação, nebulização e setor específico para atendimento de pediatria. Conta com uma brinquedoteca na sala de espera, que, de acordo com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), é pequena propositalmente. "O Ministério da Saúde não quer sala de espera grande porque quer atendimento rápido", disse o prefeito, durante a solenidade de inauguração da unidade.

Logo após a cerimônia, a UPA entrou em funcionamento.

O atendimento será 24 horas, com um clínico geral e um pediatra de plantão. No total, o posto conta com 50 funcionários, entre médicos, enfermeiros, agentes de enfermagem e auxiliares administrativos.
A secretária municipal da Saúde, Regina Barbieri, confessou-se emocionada com a inauguração. "Essa é uma conquista de toda a Secretaria. O prédio começa a atender hoje (sábado). Todos os funcionários estão no local, só esperando a finalização da cerimônia", disse.

"Cumprimos todas as normas e o pessoal da Vigilância Sanitária disse que este é um dos únicos prédios de saúde que seguem todos os parâmetros", arrematou Marcelo Barbieri.

Uma segunda UPA está em construção na Rua Maria Antonia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, próxima ao Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). Porém, ainda não há previsão de inauguração.

Assista ao video produzido pelo site Araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara