Buracos no asfalto voltam a gerar reclamação de moradores

Os inúmeros buracos nas vias públicas da cidade e a má conservação do asfalto local voltaram a ser motivo de reclamação da população no portal Araraquara.com.
Segundo a leitora Gisela Barros Oliveira, no Jardim Igaçaba, Região Noroeste da cidade, os buracos já formam piscinas no meio da rua. Com o acúmulo de água, a preocupação é com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. "Os moradores já reclamaram junto à Prefeitura, que não tomou nenhuma providência", reclama.

A internauta Andreza Almeida diz que a cidade não deveria mais ser conhecida por suas lombadas, mas sim pelos buracos. O medo dela é ter algum problema em seu carro, provocado pela falta de manutenção das vias. "Estou dirigindo em velocidade baixa nos locais mais problemáticos."
Em outra reclamação, Rodrigo Tellaroli diz que está difícil passar por qualquer rua do Jardim Imperador, Região Noroeste, e corre-se o risco de provocar um acidente. "Depois que alguém morrer é que se toma alguma providência. Próximo à creche está medonho, vocês vão esperar abrir uma cratera para vir arrumar?", questiona.

O aposentado Newton Velloso, morador da Região Central da cidade, conta que na Avenida Espanha, na altura do número 188, em frente à Secretaria de Saúde, há um buraco enorme, que fica maior a cada dia. "O mais interessante é notar que nem mesmo assim a Prefeitura se prontifica a corrigir o problema, o que nos leva a imaginar como deve ser difícil acabar com os buracos na periferia da cidade", diz, reforçando. "Se tem uma coisa democrática em nossa cidade, são os buracos. Tanto na periferia, quando no centro da cidade, todos somos agraciados com buracos."
Em outubro do ano passado, uma pesquisa encomendada pela Tribuna Impressa ao Instituto Data Press mostrou que 17,44% de 1.101 moradores da cidade estavam descontentes com o recapeamento da cidade. No total, foram 192 reclamações computadas. E os buracos nas ruas apareceram no topo da pesquisa pelo terceiro ano consecutivo.
Serviço começará após período de chuvas
O secretário Municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, afirma que o cronograma de trabalho da empresa vencedora do recapeamento e pavimentação da cidade ainda não foi discutido com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), mas isso deve ocorrer nos próximos dias.

O contrato com a Leão Engenharia, vencedora da licitação, ainda não foi assinado. Segundo Rozatto, os trabalhos da empresa devem iniciar assim que o período de chuvas cessar. "No ano passado, a chuva acabou antes de abril. Este ano a perspectiva é que demore mais. Mas não dá para começar esse tipo de trabalho com umidade ou poças d’água."
Segundo Rozatto, entre as atribuições da empresa estão a pavimentação das ruas dos bairros Parque Gramado, na Zona Leste, e Cidade Jardim, Zona Norte. O serviço foi uma das solicitações aprovadas pelo Orçamento e Participação Para Todos (OP) do ano passado, nas regiões.
A lista de recapeamento também inclui as Avenidas Padre Francisco Sales Colturato e Luís Alberto e as Ruas Queiroz Filho e Humberto Casteleira, no bairro Vale do Sol, na Região Nordeste. A verba para o serviço veio por meio de duas emendas parlamentares.
Apesar da contratação, três equipes fazem o trabalho de recapeamento na cidade com o concreto betuminado usinado a quente. Cada grupo da Prefeitura trabalha com cinco homens, um caminhão e um rolo compactador. Atualmente, é tampada uma média de 200 buracos por dia na cidade.

ARARAQUARA.COM

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara