Dilma afirma que Brasil alcançou todos os seus objetivos durante visita à China

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (18), durante seu programa semana de rádio Café com a Presidenta, que o Brasil alcançou os principais objetivos visados durante a visita à China na semana passada. “[Estou] muito satisfeita. Acho que foi um salto de qualidade em nossas relações, mas queremos mais”, disse. Para ela, a viagem foi “bastante proveitosa” e o governo conseguiu abrir as portas para a entrada de mais produtos nacionais no mercado chinês.

Dilma destacou acordos feitos nas áreas de ciência e tecnologia e os negócios fechados com empresários asiáticos como principais resultados da viagem. “São investimentos que, além de trazer dinheiro e novas tecnologias, também vão gerar emprego para milhares de trabalhadores”, afirmou. Segundo ela, agora será preciso investir na capacitação de mão de obra para que o país esteja preparado para atender às demandas.

A presidente também afirmou que a abertura do mercado incentivará a entrada de produtos como celulares, televisores e tablets mais competitivos, o que pode baratear os preços no Brasil. “Hoje, vendemos muita matéria-prima para a China. Queremos vender a matéria-prima, mas também queremos vender produtos mais elaborados”, afirmou.

Sobre a reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Dilma afirmou que o encontro foi importante e que temas como o desenvolvimento dos países, o combate à pobreza, o comércio mundial mais equilibrado e o controle da especulação financeira foram debatidos.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara