Erosão no Córrego do Cupim coloca em alerta moradores da região do Jardim Cambuy

As erosões que ocorrem às margens de um trecho do Córrego do Cupim, no Jardim Cambuy, na Zona Norte, foram agravadas com a forte chuva de terça-feira e estão deixando os moradores em alerta. O local fica próximo a uma via pública e, se a situação piorar, colocará em risco pedestres e motoristas.
A reportagem da Tribuna Impressa esteve no local e observou que uma contenção construída pela Prefeitura segura a terra de um ponto, porém, uma área ao lado não foi protegida e contribui para o deslizamento de terra. A água da chuva arrastou parte da vegetação da encosta, que servia para evitar o deslizamento, deixando o local ainda mais vulnerável.
Motoristas e pedestres que sempre passam pela Avenida Professor Gustavo Fleury Charmillot temem que o avanço do desbarrancamento destrua parte da avenida, formando uma cratera e causado transtornos àqueles que utilizam a via.
O vereador Tenente Santana (PSDB) foi procurado por um grupo que pediu providências da Prefeitura para o local. Um documento foi encaminhado com urgência pelo vereador à Prefeitura, solicitando estudos técnicos para avalizar as possíveis adequações de combate à erosão no local.
Antes de procurar o vereador, Hélcio Barbosa Lima, de 60 anos, havia feito diversas denúncias à ouvidoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). "Fiz várias denúncias. O medo não é só por causa da via, mas também pelo local ser área de preservação do meio ambiente."
No documento, Santana relata a preocupação dos moradores e pede providências. "Fui conhecer de perto o problema, e é necessário barrar a erosão, pois pode acarretar riscos à população. É uma rua nova, que recebeu asfalto há pouco tempo. A avaliação deixará os moradores mais tranquilos e poderá também evitar mais transtornos à Prefeitura", explica o parlamentar.
O gerente de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Ferreira, afirma que a região é constantemente fiscalizada. Além do lugar apontado pelos moradores, segundo Ferreira, há outros com indícios de erosão. "Nas áreas de preservação, medidas de contenção estão sendo tomadas. O local, porém, está sob responsabilidade da Secretaria de Obras, por ser uma passagem em cima de córrego."
Relatório
Uma equipe da Secretaria de Obras esteve quinta-feira no local para avaliar os danos causados à estrutura, provocados pela erosão. Porém, ainda não há previsão de obras no local.
Segundo o secretário de Obras, Valter Rozatto, um documento solicitando uma análise da autarquia chegou ao final da tarde. "A equipe já chegou à situação, e um relatório deverá ser desenvolvido e, futuramente, um orçamento de reparos será feito."

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara