Ministério Público abre ação civil para reduzir ruído de trem na área urbana

O Ministério Público do Meio Ambiente de Araraquara abriu uma ação civil pública contra a América Latina Logística (ALL), por conta dos ruídos produzidos pelos trens da companhia na área urbana da cidade.

Em 10 de maio de 2010, a empresa havia concordado em trabalhar para reduzir o barulho. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado na semana seguinte, porém os termos não foram cumpridos, segundo o MP.

A ação civil pública foi encaminhada pelo oficial da Promotoria ao juiz da 5ª Vara Civil de Araraquara e uma multa de R$ 50 mil foi solicitada pelo descumprimento do acordo.

O barulho dos trens, especialmente no período noturno, é motivo de constante reclamação dos leitores da Tribuna Impressa e portal Araraquara.com. Em reportagem publicada na edição de 28 de janeiro, moradores de áreas próximas à linha do trem relataram casos de apitos constantes durante a noite, e comerciantes afirmaram estar perdendo clientes por conta do barulho.
Decibéis

Em 2007, a ALL já havia feito um trabalho para que os ruídos não chegassem a 55 decibéis durante o dia. De acordo com a fonoaudióloga Gisele Doricci, este volume pode ser comparado ao barulho de um telefone tocando incessantemente. "Caso os ruídos dos trens ultrapassem 80 decibéis, existe uma grande probabilidade de os moradores da região terem problemas auditivos", garante.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a ALL afirmou ainda não ter sido comunicada oficialmente sobre a ação e aguarda um comunicado da Justiça para manifestar-se publicamente.
    ARARAQUARA.COM

    Portal Araraquara Hoje

    Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara