Multas por mato alto devem dobrar este ano. E quem vai multar a Prefeitura?

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos estima quebrar recorde na aplicação de multas por falta de manutenção em calçadas, mato alto e cobranças de roçada neste ano. Até o dia 18 de abril, foram computadas 1.418 autuações. A média dos anos anteriores foi de cerca de três mil em 12 meses.

Ao todo, 617 autuações foram feitas por falta de limpeza e mato alto em terrenos, 480 por falta de limpeza de calçadas, 69 por falta de construção de calçada, 245 taxas de roçada e sete por imóveis abandonados.

Para o secretário interino Valter Rozatto, o crescimento das autuações não é motivo para comemoração. "É uma questão de responsabilidade dos proprietários e de saúde pública para toda a cidade. Falta consciência e isso pode acarretar muitos problemas", diz. Um deles é a dengue, que faz sua terceira epidemia na cidade. Locais abandonados, com mato, lixo e entulho são propícios a transformarem-se em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Cronograma
Uma das três equipes que atuam na limpeza urbana teve que ser deslocada do cronograma normal de trabalho para atender às regiões dos bairros do Santana, Região Noroeste, e Selmi Dei, Região Nordeste. Eles participaram de arrastões e ações de limpeza nos locais em que os casos da doença eram mais latentes, mas agora voltam para a escala normal de trabalho. Estão escalados para limpeza de terrenos no Residencial Lupo 1 e 2, Região Noroeste da cidade. Outra equipe está no Jardim Universal, Zona Oeste. Ao todo, cerca de cem homens trabalham nestas ações.

As regiões do Selmi Dei, Adalberto Roxo, São Rafael e Indaiá, Região Nordeste, estão em fase final. As equipes seguem, dentro de duas semanas aproximadamente, para os bairros Imperador, Vila Sedenho e Primor, na mesma área.
Valor aumentou em abril
A Câmara Municipal aprovou, no início do mês, projeto da Prefeitura que aumenta em 150% - de R$ 69,30 para R$ 173,25 - a multa a proprietários de terrenos sujos e com mato alto. Desta forma, as 617 autuações dadas desde o início do ano até o dia 18 renderiam, com o valor atualizado, quase R$ 107 mil, ante R$ 42,7 mil com o valor defasado. Mas as multas com o novo valor só começaram a ser aplicadas a partir da aprovação da lei, datada de 5 de abril. Além da multa, a Prefeitura também cobra pela limpeza do terreno - R$ 0,90 por m².

E A PREFEITURA?
Até agora foi falado sobre os moradores, mas e a Prefeitura, quem vai multá-la? Alguns dos terrenos com mato alto pertence a prefeitura, sem falar em calçada, somente nós moradores devemos fazer? Por quê a Prefeitura não fez a calçada no Jardim Lupo I que dá acesso da Avenida 36 até o final do bairro com o Jardim Nova Araraquara. Existe calçada apenas na fábrica de medicamentos e agora no condominio que está sendo construido. O Posto de Saúde do Residencial Acapulco não tem calçada em sua lateral. 
Ao invés do nosso prefeito se preocupar em multas e mais multas, deveria se preocupar em fazer seu trabalho.

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