Para Sismar, Prefeitura pode melhorar proposta salarial

No ano passado, os servidores públicos municipais paralisaram as atividades duas vezes, em maio e setembro
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araraquara e Região (Sismar) espera que a Prefeitura melhore a proposta de reajuste salarial da categoria até o próximo dia 27 de abril, quando haverá uma rodada de negociações entre as partes.
Na primeira semana de maio, a data ainda não está definida, deve ocorrer uma assembleia para analisar a proposta do Executivo.
Em reunião no último dia 13 de abril, a Prefeitura ofereceu formalmente 6,01% de reajuste. "É muito pouco. Se eles podem dar aumento de 60% para o prefeito, vice e secretários, podem dar mais para os servidores", argumenta Marcos Zambone, vice-presidente do Sismar.
O sindicalista conta que quando recebeu a proposta da Prefeitura fez um alerta aos secretários Roberto Pereira, da Fazenda, e Delorges Mano, da Administração.
"Vai dar barulho", em referência ao descontentamento dos servidores com o índice proposto. "Pegou muito mal na categoria o aumento do prefeito, do vice e dos secretários", afirma.


Cautela

Zambone evita falar em paralisação. "O descontentamento é grande, o pessoal está bravo e já tem gente perguntando quando vamos parar, mas ainda estamos negociando e acredito que eles poderão melhorar a proposta", ressalta o vice-presidente.
"Eles podem remanejar 30% do orçamento para aumentar essa proposta ruim que fizeram. Vamos esperar. É cedo para falar em greve", diz. Os maiores focos descontentamento estariam no Centralizado e nas secretarias da Saúde e Educação.
Segundo o sindicalista, "o Delorges e o Pereira mostraram disposição para negociar e ficaram de analisar com carinho as nossas reivindicações, por isso, confiamos no bom senso e na boa vontade deles e do prefeito".

Reivindicações

Basicamente, o Sismar reivindica reajuste de 6% e reposição salarial de 15%; inclusão do prêmio assiduidade no ticket alimentação mais R$ 60; criação de um prêmio anual de R$ 450 com critério de faltas; e, diminuição da jornada de trabalho para seis horas diárias.
O vice-presidente do Sismar explica que o novo prêmio proposto seria um incentivo aos servidores. Quem tivesse até três faltas anuais receberia o valor integral; quatro faltas, 90%; cinco faltas, 80%; e, acima disso, 50%. Para ele, são medidas que agradariam a categoria e trariam ganhos indiretos aos trabalhadores.

Otimismo

Em 1º de abril, quando anunciou a proposta, Roberto Pereira descartou a possibilidade de aumentar o índice apresentado e disse que vale alimentação, assistência médica e prêmio assiduidade não serão majorados. De acordo com Pereira, "chegamos ao limite".
Naquele dia, Pereira e Mano demonstram otimismo. "Nossa proposta está bem formulada, há diferenças com o que o sindicato quer, mas o ambiente está tranquilo e tudo leva a crer que chegaremos a um acordo de maneira pacífica", afirmou Mano.
Pereira destacou que "garantimos a reposição de 5% em abril e garantimos também ganhos reais desde o início da atual administração; na região, Araraquara é que está oferecendo o melhor índice".

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara