Tambores com material tóxico são encontrados enterrados em Matão



Doze tambores com resíduos da fabricação de tinta foram encontrados enterrados ontem na área da Estação Ferroviária de Matão, durante o processo de limpeza do local. Outros 650 galões já haviam sido retirados da superfície, depois de uma denúncia feita pela Tribuna, em fevereiro.
A antiga Estação Ferroviária de Matão foi utilizada ilegalmente por mais de um ano como entreposto de material reciclável. A área, que é de responsabilidade da União, estava repleta de lixo e abrigava centenas de tambores de metal com material tóxico exposto ao tempo. Depois da publicação da reportagem, a Prefeitura, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a América Latina Logística (ALL) chegaram a um acordo e iniciaram o transporte do material para um aterro sanitário autorizado e adequado em Chapecó, Santa Catarina.
Contaminação
Vanderlei de Araújo, representante comercial da empresa responsável pela coleta e destinação desses resíduos tóxicos, afirma que houve contaminação do solo pelo material encontrado debaixo da terra.
A remediação, de acordo com o superintendente da Cetesb, Jorge Guimarães, será a retirada do solo do entorno dos tambores. "A menos que tenha contaminado o lençol freático, o que eu acho difícil, pois lá o lugar é alto".
Após a denúncia, as seis empresas de Matão que trabalham com recuperação de solventes e fabricação de tintas e vernizes passaram por inspeção da Cetesb. "Algumas foram advertidas e o processo segue sob investigação", declara.

Assista ao video produzido pelo Araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara