TRÂNSITO: Alteração na Maurício Galli e Lombofaixa instalada em frente à Cutrale

Lombofaixa instalada na Avenida Padre José de Anchieta (Foto: Lucas Tannuri)
Lombofaixa instalada na Avenida Padre José de Anchieta

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fechou dois cruzamentos e parte de um terceiro, na interseção com a Rua Maurício Galli, na Zona Nordeste da cidade, ontem. A medida foi tomada para minimizar acidentes de trânsito em um dos principais e mais perigosos corredores de Araraquara. Duas pessoas morreram em acidentes no local no mês passado.

O principal trecho da via será semaforizado e, em pouco tempo, o estacionamento será proibido para garantir a fluidez no tráfego, de acordo com o coronel Cid Monteiro de Barros, secretário da pasta, que garantiu que todo o sistema estará pronto para uso até o dia 10 de maio.

Nos trabalhos realizados ontem, profissionais da SMTT fecharam o cruzamento da Rua Maurício Galli com as Avenidas Maria de Lourdes Almeida, próximo a um posto de gasolina, e Doutor Osvaldo Cruz, na altura do Programa Saúde da Família (PSF). Além disso, o trecho da rua que corta as Avenidas Doutor Firmino Silva e Doutor Miguel Couto, um pouco mais adiante, será parcialmente fechado. Com isso, a Miguel Couto iguala-se com a Firmino Silva, esquina de um hipermercado e uma casa de material de construção, epoderá receber semáforos.

Ao todo, a via receberá semáforos até a Avenida Vital Brasil, na altura do Shopping Uirapuru. "Isso resolverá os problemas da via", garante Marcelo Larocca, técnico de semáforos da SMTT.

A abertura de um hipermercado na região também trouxe outras pequenas alterações. O trecho das avenidas que estão na lateral do empreendimento terá mão dupla para entrada e saída de veículos. Isso ocorrerá nas Avenidas João Sedenho e Dr. Firmino Silva.
Trabalho
As equipes da Secretaria de Trânsito intensificam os trabalhos no local para entregar as modificações até o dia 10 de maio, último prazo dado pelo secretário, coronel Cid, para o sistema da Rotatória das Roseiras entrar em funcionamento.

Por conta do alto fluxo de veículos durante o dia na via, os profissionais dobram turnos e trabalham à noite. Placas de sinalização já foram instaladas, junto com a feitura da pintura de solo. Ruas próximas foram recapeadas ou receberam ação de tapa-buracos.

Neste momento é feito o cabeamento dos semáforos da Rua Maurício Galli para se ligarem com o sistema das Roseiras e ser implantada a ‘onda verde’ na via, permitindo ao motorista pegar os semáforos abertos, se trafegar em velocidade média de 40 a 50 km/h.

Os primeiros quarteirões da Maurício Galli terão proibição de estacionamento imediatamente. A medida visa a dar fluidez ao tráfego e a criar uma terceira faixa, enquanto o motorista espera a abertura do sinal. A Secretaria aguarda a chegada dos semáforos comprados pela rede de hipermercados para fazer a instalação.

Com o tempo, no entanto, mais uma modificação deverá ser acrescentada à via. O secretário pretende proibir o estacionamento até a Rotatória da Estância Uirapuru para aumentar a segurança. "O novo condomínio que foi instalado ali já fez isso. A alternativa será estacionar nas ruas paralelas ou nas avenidas perpendiculares à Maurício Galli", finaliza.

Lombofaixa é instalada em frente à Cutrale

A Avenida Padre José de Anchieta, em frente à entrada da Cutrale, recebeu uma lombofaixa, dispositivo também conhecido como travessia elevada de pedestres - misto de lombada com faixa de pedestres - que visa a oferecer mais segurança aos transeuntes. Esta é a segunda lombofaixa de Araraquara; a primeira foi instalada em fevereiro no Distrito de Bueno de Andrada.

O dispositivo é constituído de uma lombada com rampas de um metro e 80 centímetros de largura. Cada rampa fica na extremidade da faixa de pedestre, que tem quatro metros de largura e está na altura da calçada.

A lombofaixa foi instalada nos dois lados da avenida para garantir maior segurança dos funcionários da empresa. "A cada troca de turno, cerca de 300 a 400 pessoas atravessam ali, que é uma via de trânsito rápido", diz o secretário de Trânsito, coronel Cid Monteiro de Barros.
Além do dispositivo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) instalou semáforos de acionamento manual. "Os pedestres poderão acionar o semáforo para atravessar tranquilamente", completa o secretário.

A lombofaixa e os semáforos foram totalmente custeados pela Cutrale. Fecha o pacote de mudanças a sinalização horizontal para alertar os motoristas sobre o redutor de velocidade.
Mais lombofaixas
Este sistema de travessia elevada de pedestres, denominado ‘traffic calm’, já é utilizado há tempos em países da Europa e nos Estados Unidos. O secretário quer implantar este novo dispositivo em outras vias de Araraquara, em pontos com grande fluxo de pedestres.

Segundo Barros, duas novas lombofaixas já estão previstas para serem instaladas. Uma será colocada na Via Expressa, na porta do Poupatempo, fazendo ligação com a unidade do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). A quarta lombofaixa será instalada no ramal de acesso Heitor de Souza Pinheiro, em frente à Universidade Paulista (Unip). "É mais segurança para os alunos das faculdades e usuários do órgão", conclui.

 

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara