Alckimin abre Virada Cultural em Araraquara

Maria Gadú é uma das atrações principais da Virada Cultural em Araraquara.

A Virada Cultural Paulista chega a sua quinta edição em Araraquara com mais de 20 atrações culturais, entre eles a cantora Maria Gadú, o sanfoneiro Dominguinhos e a comediante Ângela Dip. O evento começa neste sábado (14), às 18h, e só acaba 24 horas depois, no domingo (15), às 18h30. O evento acontece em sete pontos da cidade: Teatro Municipal, Praça Pedro de Toledo, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Teatro Wallace, SESC e Igreja Santa Cruz.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, abrirá a festa em Araraquara, às 18h deste sábado (14), no Teatro Municipal, com a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É a segunda vez em três anos que um governador escolhe Araraquara como palco para dar início ao maior evento cultural do País. Em 2009, o governador José Serra esteve na cidade para abrir o evento.
A Virada Cultural Paulista é promovida pelo governo do Estado de São Paulo e acontece simultaneamente em 22 cidades paulistas. Este ano serão mais de 1.000 atrações entre shows de artistas nacionais e internacionais, espetáculos de dança, teatro, circo, stand-up comedy e muito mais. O público esperado para a 5ª Virada Cultural Paulista é de 1,6 milhão de pessoas no estado todo.
Confira a programação completa

Teatro Municipal

18h - 18h30
Abertura oficial
18h
IX Território da Arte - Mostra de Artes Visuais
18h30 - 20h
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

20h - 20h30
Regentes de Gente - BubiôFicô Lô

20h30 - 21h30
As Pagus
21h30 - 22h
Revelando Segredos - BubiôFicô Lô

22h30 - 23h30
Zeca Collares

23h30 - 0h
Movimento da Tocha Olímpica - BubiôFicô Lô

0h30 - 2h
Nina Becker

2h - 2h30
Bora Embalar-se - BubiôFicô Lô
2h30 - 3h30
Ângela Dip

10h30 - 11h30
Viagem ao faz de conta - Grupo Paidéia

12h30 - 13h
A La Carte - grupo Notívagos Burlescos
13h - 14h
Arpana

14h - 14h30
Teatro em Pilulas - Grupo Notívagos Burlescos
15h - 16h
Anna Setton

16h - 16h30
A MalAintencionada – Atrupelados
16h30 - 18h
Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano
Praça Pedro de Toledo

18h30 - 19h20
DJ Rafael Moraes
19h30 - 20h30
Mariana Aydar

20h30 - 21h
Alquimia com Fogo – Sextasy
21h - 21h50
Flor de Abóbora

22h - 22h30
Fazendo Vento – Sextasy
22h30 - 23h30
Marcelo Jeneci

23h30 - 0h
Vamos misturar – Sextasy
0h - 1h30
Maria Gadú

1h30 - 3h30
DJ Rafael Moraes

14h - 15h
Do Amor

15h - 15h30
Pré-Visões Palhacísticas - BubiôFicô Lô
15h30 - 16h30
Grooveria

16h30 - 17h
Conforme a Música - BubiôFicô Lô
17h - 18h30
Dominguinhos
Biblioteca Municipal
19h
Noite Virada na Biblioteca

Teatro Wallace
20h
Espaço Canja da Virada - Bar Cultural
20h
Show Prata da Casa
22h
Rueda de Casino - Prática de Salsa em Roda
3h - 4h
Canja da Virada com Tokyo Savannah

Casa da Cultura
23h
Se nada mais der certo
1h
Dzi Croquete
3h30
À Prova de Morte

Sesc Araraquara
9h30
Itinerância 29ª Bienal de São Paulo
11h00
Gran Circo Internazionale - E a saga dos Heróis Desconhecidos Grupo Zibaldoni
14h
A Vida quis assim
16h
Stranhos Azuis - Black Sabbath Cover

Praça Santa Cruz
10h
Trio Brasil
Confira cada atração:
Teatro Municipal

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta programação ousada e inovadora, tornando-se alternativa inteligente e criativa ao tradicional circuito da música erudita.
18h00: Abertura Oficial - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

IX Território da Arte - Mostra de Artes Visuais
Exposição de mais de 100 obras de artistas convidados e selecionados de vários Estados brasileiros.
18h00: IX Território da Arte - Mostra de Artes Visuais

Regentes de Gente - BubiôFicô Lô
Tuingo e Otello encarnam os regentes de um coral. Os integrantes oficiais do coral não apareceram. Com isso resolvem fazer uma audição com o próprio público. Separam os "naipes" de vozes e criam uma canção coletiva. Com certeza a maior atração musical da Virada.
20h - 20h30: Regentes de Gente - BubiôFicô Lô

As Pagus
Pagu Senhora está moribunda, quando Pagu Antropofágica pede a ela mais algumas horas de vida para relembrar e repensar seus instantes vividos intensamente, seus amigos, seus amantes, filhos e sua vida jornalística, artística, política e teatral. Permeado de fumaça e livros e regado a gim, "As Pagus" trazem flashes de textos de Patricia Galvão e de sua vida-obra com poesia e contundência. Várias vidas, várias obras, múltiplas mulheres em uma só alma.
20h30 - 21h30: As Pagus

Revelando Segredos - BubiôFicô Lô
Tuingo e Otello pintam na frente da plateia como grandes mágicos e "desvendadores" de segredos. Otello explica à Tuingo como desvendar um segredo e Tuingo se aproveita disso para tirar risos da plateia. Tuingo revela à Otello que tem um número especial a ser feito e vai desvendar o mistério de alguém da plateia. A pessoa é escolhida e o segredo revelado. Quem será o sortudo?
21h30 - 22h: Revelando Segredos - BubiôFicô Lô (em frente ao teatro)

Zeca Collares
Com apurada técnica na viola caipira e outros instrumentos de corda e muita sensibilidade, Zeca Collares mostra em suas composições vocais e instrumentais uma fusão entre a música de raiz brasileira, o barroco e elementos contemporâneos. Com vários prêmios na bagagem e shows no Brasil e na Europa.
22h30 - 23h30: Zeca Collares

Movimento da Tocha Olímpica
Tuingo e Otello se preparam para carregar a Tocha Olímpica, mas não sabem ao certo o que devem fazer com ela. Resolvem então convidar pessoas para criarem movimentos diferentes, que os carregadores de tocha olímpica deveriam fazer para deixar esse gesto ainda mais marcante.
23h30 - 0h: Movimento da Tocha Olímpica - BubiôFicô Lô

Nina Becker
A voz doce de Nina Becker ficou conhecida com a banda carioca Orquestra Imperial. Até que, em 2010, a cantora lançou seus dois discos de estreia, "Azul" e "Vermelho", com composições próprias e canções inéditas de artistas da sua geração. As diferenças entre os dois discos desperta curiosidade e revela o rico universo musical da cantora, que mistura influências e renova a nova MPB.
0h30 - 2h: Nina Becker

Bora Embalar-se - BubiôFicô Lô
Otello, um músico consagrado, decide formar uma dupla com seu ajudante Tuingo, que não conhece nada de música. Eles tentam compor, mas não entram em acordo sobre o tema: mulher ou comida? A história fica ainda mais divertida quando os dois resolvem aprontar um com o outro. Um número repleto de situações inesperadas e rimas inusitadas, onde existe até mulher com batata no olho e barriga destemperada!
2h - 2h30: Bora Embalar-se - BubiôFicô Lô

Angela Dip
Em "La Putanesca, baixarias de alto nível", AngelaDip faz reflexões rasteiras e inacabadas sobre sexo e comida. Num texto descontraído a atriz comenta fatos do cotidiano feminino com humor e elegância. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
2h30 - 3h30: Angela Dip

Viagem ao Faz de Conta - Grupo Pandéia
O musical infantil narra a história de Nina, seu cão Porpeta e sua gata Florisbela em uma aventura intergaláctica rumo ao Mundo do Faz de Conta. Os três amigos enfrentam muita confusão em busca de um fruto que poderá ajudá-los a resolver seus problemas. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.
10h30 - 11h30: Viagem ao faz de conta - Grupo Pandéia

A La Carte - Grupo Notívagos Burlescos
Dois garçons, mesa e cardápio. O espectador se senta e faz seus pedidos: Entrada, prato principal e sobremesa. Quem sabe um comercial ou o prato do dia? De acordo com as escolhas do espectador uma cena se desenrola e a trupe agradece a preferência.
12h30 - 13h: A La Carte - grupo Notívagos Burlescos

Arpana - Uma oferenda aos Deuses
Arpana, palavra em sânscrito que significa o ato de entrega em devoção ou reverência. Neste trabalho, a bailarina exibe toda a magia e beleza do repertório tradicional do estilo clássico odissi. A performance celebra a harmonia dos ciclos do universo e reverencia aos deuses, trazendo ao público a riqueza presente na cultura indiana.
13h - 14h: Arpana

Teatro em Pílulas - Grupo Notívagos Burlescos
Um músico, um ator e uma atriz, cada um com sua sacola de adereços e uma cadeira. Os assentos se transformam em uma microplateia para a qual microcenas e microcanções são apresentadas.
14h - 14h30: Teatro em Pilulas - Grupo Notívagos Burlescos

Anna Setton
Jovem cantora de 27 anos que desponta na cena paulista com um trabalho de musica brasileira marcado por arranjos cuidadosos e harmonias sofisticadas. No repertório canções de Edu Lobo, Tom Jobim e Dori Caymmi. Para esta apresentação conta com a participação do pianista Evaldo Soares, do contrabaixista Lito Robledo e do baterista Jorge Saavedra.
15h - 16h: Anna Setton

A MalAintencionada – Atrupelados
Através de técnicas de malabarismo, ilusionismo e execução de trilha sonora ao vivo, dois atores se relacionam com objetos que tiram de dentro de uma mala e conduzem o espectador a reflexões sobre nossa relação com as pessoas e objetos do nosso cotidiano.
16h - 16h30: A MalAintencionada – Atrupelados

Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano
Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano formam uma versão reduzida da Orquestra Mundana. Pela versatilidade dos músicos passeiam, suavemente, ritmos e melodias do Brasil e de várias partes do mundo. Mostrando e divulgando de uma forma diferente a música brasileira.
16h30 - 18h: Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano
Praça Pedro de Toledo
DJ Rafael Moraes
A música sempre permeou a vida de Rafael Moraes, seja como protagonista ou espectador, por meio dos clubs, shows, estúdios e rádios onde esteve presente. A familiaridade com os diversos ritmos e gêneros musicais caribenhos e brasileiros, além do soul, do jazz e da música eletrônica, pode ser percebida em suas apresentações como DJ, seus programas de rádio e produções musicais, pautados pelo bom gosto e pela sonoridade refinada.
18h30 - 19h20: DJ Rafael Moraes

Mariana Aydar
A cantora paulista, que estudou violoncelo, violão e canto, começou sua trajetória musical em 2000 quando ingressou a banda de Miltinho Edilberto, um violeiro muito conhecido pelo público do forró pé-de-serra. Sua voz transita do samba e forró até as sonoridades mais contemporâneas, o que torna Mariana um dos principais nomes da nova MPB.
19h30 - 20h30: Mariana Aydar
 
Alquimia com Fogo - Sextasy
Sempre disseram que o fogo é vermelho, mas esses dois artistas são muito teimosos e resolveram pintar as chamas de suas tochas, provando que o fogo pode ter outras cores.
20h30 - 21h: Alquimia com Fogo – Sextasy

Flor de Abóbora
Influenciado por diversos segmentos da música brasileira, a banda de Araraquara dialoga com clássicos da MPB, samba rock, funk, pop e samba, presenteando o público com um repertório diversificado e descontraído. As apresentações do grupo são embaladas por versões criativas das músicas que marcaram o imaginário nacional e valorizam a prática da dança a dois, há muito esquecida pelos mais jovens.
21h - 21h50: Flor de Abóbora

Fazendo Vento – Sextasy
Com seus flags os dois artistas dão origem ao vento. Quando as pessoas sentirem uma brisa em seus rostos, de agora em diante, saberão que eles estão chegando.
22h - 22h30: Fazendo Vento – Sextasy

Marcelo Jeneci
"Feito Pra Acabar", álbum de estreia do compositor e multi-intrumentista Marcelo Jeneci, foi considerado um dos melhores discos de 2010 e figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000. Ao mesmo tempo que lança seu primeiro disco, Jeneci comemora mais de uma década de carreira musical como instrumentista. Sua trajetória é marcada por parcerias e colaborações com grandes nomes da música nacional.
22h30 - 23h30: Marcelo Jeneci

Vamos Misturar - Sextasy
Com fogo e flag os artistas convidarão o público para ficarem mais perto deles, fazendo com que sintam o calor do fogo e a brisa do vento. Diferentes tipos de sensação ao mesmo tempo.
23h30 - 0h: Vamos misturar – Sextasy

Maria Gadú
Em apenas um ano a cantora viu a música que compôs com dez anos de idade virar hit nacional, lançou seu CD de estreia, recebeu a certificação de Disco de Platina - venda superior a 100 mil cópias -, fez mais de 100 shows por todo o país, venceu o Prêmio Multishow 2010 na categoria Melhor Álbum e ainda foi indicada ao Grammy Latino 2010 em duas categorias. Na Virada, ela apresenta seu último show e canta seus grandes sucessos.
0h - 1h30: Maria Gadu

DJ Rafael Moraes
A música sempre permeou a vida de Rafael Moraes, seja como protagonista ou espectador, por meio dos clubs, shows, estúdios e rádios onde esteve presente. A familiaridade com os diversos ritmos e gêneros musicais caribenhos e brasileiros, além do soul, do jazz e da música eletrônica, pode ser percebida em suas apresentações como DJ, seus programas de rádio e produções musicais, pautados pelo bom gosto e pela sonoridade refinada.
1h30 - 3h30: DJ Rafael Moraes

Do Amor
Banda parcialmente conhecida para muitos, já que Marcelo e Ricardo formam a Banda Cê, que vem acompanhando Caetano há três anos e Gabriel Bubu foi baixista do Los Hermanos. Faz já algum tempo, todos eles vêm tocando na cena alternativa nacional com certa freqüência, acompanhando artistas como Nina Becker, Jonas Sá, Rubinho Jacobina e Lucas Santtana, entre muitos outros.
14h - 15h: Do Amor

Pré-Visões Palhacísticas - BubiôFicô Lô
Batatinha e seu fiel companheiro, sanfoneiro Will, se metem no mundo das previsões. Entre "mágicas", adivinhações e previsões, a dupla mostra que de fato são artistas que se adaptam a qualquer situação.
15h - 15h30: Pré-Visões Palhacísticas - BubiôFicô Lô

Grooveria
A Grooveria é um coletivo musical brasileiro que, desde 2001, se apresenta em shows e jamsessions muito especiais. A banda, formada por músicos com uma longa ficha musical e anos de bons serviços prestados à MPB, apresenta composições próprias, além de resgatar e atualizar clássicos de Chico Buarque, Tim Maia, Bob Dylan, entre outros, misturando os sotaques afro-brasileiro e afro-americano com uma sonoridade própria.
15h30 - 16h30: Grooveria

Conforme a Música - BubiôFicô Lô
Entre brincadeiras e músicas o público é parte integrante dos jogos que envolvem coordenação e ritmo, que variam conforme a música tocada pela dupla. Palhaço e músico divertem o público, ao mesmo tempo em que criam ritmos usando o próprio público como instrumentos.
16h30 - 17h: Conforme a Música - BubiôFicô

Dominguinhos
Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre. Sem abandonar o baião, deu à sanfona sotaques novos, passeando em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos, um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, é prova de que para fazer boa música pouco importa a origem.
17h - 18h30: Dominguinhos
Biblioteca Municipal

Noite Virada na Biblioteca
Acantonamento para crianças com contação de histórias, exibição de vídeos, brincadeiras lúdicas, musical e café da manhã.
19h00: Noite Virada na Biblioteca
Teatro Wallace
Espaço Canja da Virada - Bar Cultural
Lona com bar cultural beneficente, varal de poesias e apresentações musicais. No cardápio, a tradicional canja para repor as energias da maratona cultural.
20h00: Espaço Canja da Virada - Bar Cultural

Show Prata da Casa
Apresentação de diversos grupos musicais araraquarenses.
20h00: Show Prata da Casa

Rueda de Casino - Prática de Salsa em Roda
Show musical e roda de dança de salão com o Grupo Embalanço.
22h00: Rueda de Casino - Prática de Salsa em Roda

Canja da Virada com Tokyo Savannah
Trio de São Paulo formado por Chico Mitre (guitarra e vocal), Joni Hurricane (baixo e vocal) e PHD Ronzoni (bateria). A banda faz um rock ‘n roll dançante e enérgico calcado em influências de bandas de garagem dos anos 60, rockabilly e punk rock, com letras em inglês e canções curtas. O show é considerado um dos mais vigorosos da cena atual e a banda apresenta as músicas de seu primeiro disco, lançado no começo de 2011.
3h00 - 4h00: Canja da Virada com Tokyo Savannah
Casa da Cultura

Se nada mais der certo
Brasil/2009. Direção: José Eduardo Belmonte. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos - Sinopse: Léo (Cauã Reymond) é um jornalista que cobre eventos para jornais de fora de São Paulo, cidade em que vive. Ele está com sérios problemas financeiros, piorados devido ao atraso com que são pagos os trabalhos que realiza. Ângela (Luíza Mariani) divide o apartamento com Léo e tem um filho de 6 anos, que é praticamente criado por sua empregada. Depressiva, ela fica boa parte do dia na cama e à noite sai em busca de diversão. Em uma noite Léo resolve gastar o pouco dinheiro que tem e, por acaso, encontra Ângela. Ela o apresenta a Marcin (Caroline Abras), que se veste como homem mas possui trejeitos de mulher. Logo ficam amigos e decidem beber, tendo ainda a companhia de Wilson (João Miguel), um taxista que acredita precisar de um psiquiatra. Aos poucos surge entre eles um forte laço afetivo, aumentado ainda mais quando decidem aplicar um golpe.
23h00: Se nada mais der certo
Dzi Croquette
Brasil/2009. Direção: Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Duração: 110 minutos. Classificação indicativa: 14 anos - Sinopse: Trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura durante a ditadura abusando da ironia e da inteligência com homens de barba, salto alto e roupas femininas.
1h00: Dzi Croquete

À prova de morte
Estados Unidos/2007. Direção: Quentin Tarantino. Duração: 114 minutos. Classificação indicativa: 16 anos - Sinopse: Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Acompanhando de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.
3h30: À Prova de Morte
SESC Araraquara

Itinerância 29ª BIENAL DE SÃO PAULO - Obras Selecionadas
Com o tema "Há sempre um copo de mar para um homem navegar", a 29ª Bienal de São Paulo reuniu entre 25 de setembro e 12 de dezembro de 2010, cerca de 850 obras de 159 artistas de diversos países. A mostra com obras selecionadas pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias passará por 12 cidades brasileiras até agosto de 2011 trazendo a público, por meio do desconcerto dos sentidos, a reflexão sobre o modo como a arte tece, entranhada nela mesma, uma política. Horário de funcionamento: até as 18h. Classificação indicativa: Livre
9h30: Itinerância 29ª Bienal de São Paulo

Gran Circo Internazionale - E a Saga dos Heróis Desconhecidos - Grupo Zibaldoni
Neste grande circo mambembe, o grupo se apresenta com muita música, técnica e números de desafios, trazido por três elementos ímpares: um apresentador de gala, um músico que vale ouro e um ajudante sem miolo. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre
11h00: Gran Circo Internazionale - E a saga dos Heróis Desconhecidos Grupo Zibaldoni

A vida quis assim
Brasil/1967. Direção: Moacir Gadotti. Duração: 85 minutos. Classificação indicativa: Livre Filmado em Araraquara, o filme conta a história de um advogado de bom conceito moral e profissional que perde a mulher, por quem havia abandonado a vocação sacerdotal, em um desastre de automóvel. Vai ao exterior para tentar superar o problema e ao voltar ao Brasil pensa em voltar a um convento, mas outra vez o destino corta a sua vocação.
14h00: A Vida quis assim

Stranhos Azuis - Black Sabbath Cover
A banda Stranhos Azuis apresenta seu projeto de covers dos inventores do heavy metal, o Black Sabbath. No repertório, clássicos como "Paranoid" e "Iron Man".
16h00: Stranhos Azuis - Black Sabbath Cover
Praça Santa Cruz
Trio Brasil
Formado pelo violinista Paulo Paschoal, violinista da Osesp, o jovem e talentoso violocentista Renato Oliveira e a pianista coreana Si a e Lee, o trio apresenta repertório variado, passando por Bach, Vivaldi, Mozart, mantendo-se no estilo Barroco e de música Sacra.
10h00: Trio Brasil.





SIM!

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara