Araraquara tem 24 pontos de contaminação

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) concluiu levantamento e apontou irregularidades em 24 postos de combustíveis de Araraquara. O maior problema é a contaminação do solo.
São 23 cidades das 42 da região que compõe o relatório da Cetesb: ao lado de Araraquara aparecem Rio Claro com 18 e São Carlos com 15 postos nestas condições. A situação é grave no Estado de São Paulo. São 1.105 postos apontados como irregulares, sendo 101 registros a mais que na capital.  A maioria das contaminações, conforme o relatório da Cetesb, acontece por causa dos tanques de armazenamento de combustíveis, que são antigos e apresentam corrosão.
Diante desse quadro preocupante, a nova legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), determina que os reservatórios devem ter no máximo 15 anos de vida útil. “Os tanques de combustíveis eram todos metálicos e enterrados e quando em contato com a água do solo a ferrugem corroe o tanque e acaba em vazamento de combustíveis, podendo atingir a água subterrânea. Por essa razão temos tantas áreas contaminadas, provenientes de posto”, disse o engenheiro José Jorge Guimarães, diretor da Cetesb.
Ao pedir licença de renovação os postos precisam apresentar laudos que comprovem ausência de contaminação e todo o projeto de recuperação da área que foi contaminada. “Sem esses procedientos a licença não é renovada”, disse Guimarães. A Cetesb inclusive faz um alerta. “Se um morador vizinho a algum posto de combustível perceber cheiro forte ou vazamentos de algum líquido na galeria de água da chuva deve denunciar o caso à Cetesb pelo telefone 0800-113570”, concluiu o engenheiro.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara