Audi cria versão de 503 cv do A1

audi a1 quattro clubsport (Foto: Divulgação)


















   






A Audi apresentou nesta terça-feira (31) uma versão 'turbinada' de 503 cavalos do compacto A1. O carro foi criado em homenagem ao 30º aniversário do Wörthersee Tour, festival austríaco do grupo Volkswagen, dono da marca. O A1 clubsport quattro anteciparia linhas do S1 quattro, que está sendo desenvolvido pela Audi para brigar, entre outros, com o Renault Clio Sport.
O novo carro usa o mesmo motor 2.5-litros turbo do RS3 e do TT RS. No modo padrão de direção, alcança os 330 cv -ou 148 cv a mais que a versão mais potente do tradicional A1, equipada com o motor TFSI 1.4-litro turbo, e 208 cv a mais que a versão 1.4 recém-lançada no Brasil.
 
Audi A1 quattro clubsport (Foto: Divulgação)
O clubsport quattro chega aos 503 cv graças a uma série de modificações, incluindo a saída de escapamento na lateral, como no A4 DTM. Completa o conjunto a transmissão manual de seis velocidades, além da versão atualizada do sistema de tração integral usado no TT RS, que poderá aparecer no A1 quattro a partir de 2012.

Segundo a Audi, o carro pesa 1.390 kg e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, a melhor marca entre os produzidos pela empresa depois do R8 V10, o 'carro do Homem de Ferro', que chega aos 100 km/h em 3,6 segundos equipado com motor de the 5.2 litros. A velocidade do A1 clubsport quattro é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Visualmente, A1 especial conta com saídas de ar no capô, aerofólio traseiro e modificações no para-choque que o deixam mais largo que a versão tradicional e remetem aos veículos de ralis de velocidade. Além de ganhar bancos esportivos, ele teve o banco traseiro removido.
audi a1 quattro clubsport (Foto: Divulgação)Versão entrega 208 cv a mais que a vendida no Brasil 

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara