Café pode proteger mulheres de forma agressiva de câncer de mama

O café pode proteger as mulheres de uma forma agressiva de câncer de mama, especialmente se tomadas cinco ou mais xícaras ao dia, de acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira (11) na revista científica Breast Cancer Research.
As mulheres que bebem bastante café têm possibilidades menores de desenvolver o chamado câncer de mama com receptores de estrogênios negativos, que não respondem a certos fármacos – é por esse motivo que a quimioterapia é geralmente a única opção.
O estudo, feito por cientistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, Suécia, mostram que as mulheres que tomam muito café têm possibilidades menores de desenvolver o câncer do que aquelas que bebem pouco.
Os investigadores analisaram os casos de 6.000 mulheres que entraram na menopausa. Assim, entre as que bebiam cinco xícaras ou mais de café ao dia, o risco de desenvolver o câncer de mama se reduzia em 57% comparado com as que tomavam menos de uma xícara cheia.
Outros estudos sugeriram que o café reduz o risco de outros cânceres, incluído o de próstata e o de fígado. Os pesquisadores do instituto acreditam que o café pode ter compostos que afetam diferentes tipos de câncer de mama.
Apesar dos resultados, a diretora de política da organização Breakthrough Breast Cancer, Caitlin Palframan, pede cautela e alerta que as mulheres não devem aumentar o consumo de café para se proteger do câncer.
- Nem todos os estudos tiveram os mesmos resultados sobre os efeitos de consumir café. Portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama. O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara