Cidade une os três os Poderes para combate às drogas

Em uma iniciativa que se não é inédita, mas que raramente se vê, Executivo, Legislativo e Judiciário deram, ontem, o primeiro passo para unir forças para combater o crescimento do consumo de drogas e seus efeitos na sociedade.
Para reforçar a intenção de união, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e Sílvio Moura Sales, juiz da Vara da Infância e Juventude, foram pessoalmente à Câmara Municipal entregar o projeto que cria o Comitê de Gestão Integrada de Combate à Drogadição e Violência.
Além deles, estavam presentes praticamente todo o secretariado, Ministério Público, representantes das polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Diretoria de Ensino e representantes de entidades ligadas ao atendimento a crianças e adolescentes e a dependentes químicos.
Para Moura Sales, que com base em sua experiência diária tomou a iniciativa de procurar a Prefeitura e propor uma ação conjunta, "o combate às drogas é o grande desafio a ser enfrentado na atualidade; a situação é muito grave e ainda não nem chegamos ao fundo do poço".
Na opinião dele, a criação do comitê é importante por envolver todos os segmentos sociais na busca por soluções. "Ninguém ainda conseguiu encontrar o caminho das pedras, mas estamos dando um passo importante para enfrentarmos essa situação", afirmou.

Necessidade

Marcelo Barbieri destacou a iniciativa do juiz e a receptividade da Câmara. "Hoje, é necessário que haja essa união de forças para combater esse grave problema". Ele lembrou que na área da segurança pública foi criado um comitê semelhante que está dando bons resultados.
O prefeito apresentou relatório elaborado pela Guarda Municipal (GM) apontando que, entre janeiro e abril deste ano, houve 175 casos de crianças e adolescentes flagrados em praças dos mais diversos bairros da cidade usando ou traficando drogas.
O documento mostra que do total, 65 eram reincidentes e 80% deles estava em horário de aulas no momento em que foram abordados pelos guardas municipais. Barbieri contou que diariamente, em média, assina de três a quatro contratos para internação de jovens dependentes químicos.

Relatos

Diversos vereadores também se pronunciaram e a maioria contou que todos os dias recebe em seus gabinetes pais, mães, irmãos e familiares de jovens dependentes pedido ajuda e relatando o sofrimento com o consumo de drogas e casos de violência.
Destacando que os traficantes e criminosos são unidos, Aluísio Braz, Boi (PMDB), presidente da Câmara, enalteceu a iniciativa, que na opinião dele, servirá de referência para outras cidades.
Com os olhos marejados de lágrimas, Boi contou a história de um sobrinho de 18 anos que há pouco mais de um mês morreu vítima de overdose de drogas. De acordo com ele, em um ano, o garoto que era normal como todo adolescente se transformou pelo uso de crack, mas acabou encontrando a morte.

Estado
O projeto envolverá, além de diversos segmentos sociais de Araraquara, também as Diretorias de Ensino e Assistência Social do Estado. Assinado pelo Poder Executivo, a proposta entregue ontem à tarde aos vereadores, prevê a participação do prefeito, dos secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Negócios Jurídicos, Comunicação e Governo.
Também farão parte do Comitê representantes dos dois Conselhos Tutelares, juiz e promotor da Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública, polícias Civil, Militar e Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar).

ARARAQUARA.COM

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara