Governo dos EUA divulga vídeos que mostram Bin Laden se vendo na TV

Os EUA divulgaram neste sábado (7) cinco vídeos apreendidos na fortaleza do terrorista Osama bin Laden, morto em uma operação militar americana no Paquistão cinco dias antes.
As imagens foram divulgadas por funcionários do governo para jornalistas.
Elas foram editadas pelo governo, com corte de trechos do áudio por questões de segurança, segundo jornalistas que assistiram à apresentação dos vídeos.
Em alguns dos vídeos, Bin Laden, com barba branca, observa sua própria imagem em noticiários na TV e em vídeos. Ele também aparece ensaiando para a gravação de vídeos de propaganda da rede terrorista da al-Qaeda, que ele criou e liderava.
Imagem divulgada neste sábado (7) mostra Osama bin Laden em novo vídeo, apreendido em sua casa na operação que o matou no Paquistão (Foto: AP)
Imagem divulgada neste sábado (7) mostra Osama bin Laden em novo vídeo, apreendido em sua casa na operação que o matou no Paquistão
Informação sobre a rede
Os vídeos são parte do material coletado durante a ação americana que matou Bin Laden e outras quatro pessoas na madrugada da segunda-feira em Abbotabad, próximo a Islamabad, no Paquistão.
As informações encontradas na fortaleza em que Bin Laden se escondia sugerem que ele ainda tinha um papel importante no planejamento e na direção de ataques terroristas da al-Qaeda e de seus braços no Iêmen e na Somália.
A casa, além de ser um refúgio para o procurado terrorista, funcionava como um centro de controle estratégico da rede, segundo um dos funcionários que mostraram as imagens.
De  acordo com um alto funcionário de inteligência dos Estados Unidos, a informação recuperada por forças dos EUA representam "o maior tesouro já obtido com um único suspeito de terrorismo", o que deve ajudar no planejamento para combatê-la e evitar novos atentados.
Figura ativa"O complexo de Abbottabad era um centro de controle e comando ativo do principal líder da Al Qaeda e está claro... que ele não era só um pensador estratégico para o grupo", disse a autoridade, em condição de anonimato. "Ele estava ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas."
A maioria dos vídeos divulgados mostram Bin Laden ensaiando para as mensagens gravadas que transmitia ocasionalmente. Um trecho, no entanto, mostra Bin Laden, de barba grisalha, envolto em um lençol e aparentemente usando um gorro enquanto revisa vídeos seus em diferentes cenas.
Não estava claro o lugar de gravação dos vídeos, mas uma avaliação inicial indica que um deles, feito em frente a um guarda-roupas, pode ter sido produzido dentro do complexo.
"Os materiais que revisamos nos últimos dias mostram claramente que Bin Laden continuava um líder ativo na Al Qaeda, dando instruções estratégicas, operacionais e táticas ao grupo", disse a autoridade. "Ele estava longe de ser uma figura apenas representativa. Ele era um agente atuante, o que torna a nossa operação recente ainda mais essencial para a segurança da nossa nação."
As informações coletadas indicam também a presença de militantes da al-Qaeda em todo o território paquistanês, e não apenas na fronteira com o Afeganistão, o que reforçaria as crescentes suspeitas de que o governo do país daria apoio veladamente à rede.
Assista ao video publicado pela Globo News

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara