Jovem morre ao colocar a cabeça para fora do carro

Um jovem de 25 anos morreu, no final da noite de domingo, depois de ficar quase 20 horas internado na Santa Casa de Araraquara. Ele foi vítima de um grave acidente de trânsito ocorrido na Avenida Engenheiro Camilo Dinucci, no 3º Distrito Industrial, Zona Sul de Araraquara.
Ele estava no banco do passageiro do carro de um amigo, um Vectra ano 2003, quando, o motorista teria perdido o controle e raspado na lateral de um caminhão parado. A vítima, que estaria com parte do corpo para fora do vidro, bateu a cabeça.
O registro policial ficou um tanto confuso. A Polícia Civil fez o Boletim de Ocorrência (BO) de lesão corporal gravíssima.
Izaias Lopes, de 25 anos, foi internado na madrugada de sábado e morreu no final da noite de domingo. A única testemunha do caso é o amigo dele, um pedreiro de 32 anos. À Tribuna Impressa, ele disse que, no sábado à noite, estava na casa de Lopes participando de um churrasco. Os dois ficaram por lá até por volta das 22 horas, quando resolveram sair para ir a um bar, no Jardim das Hortênsias, Zona Leste.
Esse bar é de um familiar do pedreiro. Como estava no bairro, Lopes, que trabalha como carpinteiro, teria chamado um primo para beber. Marcelo da Silva, 37, confirma a visita do carpinteiro, mas, na ocasião, não aceitou a ida ao bar. Lopes e o amigo permaneceram bebendo cerveja até o começo da madrugada de domingo. Segundo o amigo, ele precisava ir vigiar uma obra que está construindo e convidou Lopes para acompanhá-lo. "Ele estava ruim (embriagado) e o chamei porque iríamos jogar bola (futebol) pela manhã."
O pedreiro conta que, no meio do caminho, Lopes teria avisado que estava com ânsia. "Ele abriu o vidro do carro, soltou o cinto e debruçou na janela para tomar um vento. Quando eu virei o carro, vi o caminhão parado e puxei. Tirei a frente, mas bati a lateral e vi quando o retrovisor bateu na cabeça do Izaias", conta o amigo. Isso explicaria uma lesão causada no olho do carpinteiro e que a família pensou ter sido provocada por um soco. Na ocasião, o pedreiro diz não ter imaginado que o carpinteiro havia batido também a cabeça contra a parte de ferro do caminhão estacionado.
À reportagem, ele disse ter pensado se tratar apenas de um corte e, ao invés de pedir o atendimento médico, mudou o caminho e seguiu para a casa porque o amigo estava consciente. "Quando cheguei aqui (na residência dele), fui abrir a porta para ele e vi que o corte era feio. Pedi para a minha mulher chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e fui atrás dos parentes do Izaias para avisar do acidente", relembra o amigo. "Quando voltei, avisaram que ele estava no hospital."
Givaldo dos Santos, 36, é primo do carpinteiro e confirma que o pedreiro foi avisá-lo do acidente, mas não entende dois pontos da história: o fato dele ter deixado o carpinteiro com sua esposa e não ter aparecido para prestar depoimento à polícia no dia do acidente. A suspeita é que ele evitou se apresentar à polícia por ter bebido. Lopes foi socorrido, fez cirurgia na Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. O laudo médico apontou Traumatismo Craniano Encefálico (TCE). Ele foi enterrado na tarde desta segunda-feira.

Parentes da vítima desconfiam de agressão
Parentes de Izaias Lopes estão desconfiados que a morte do carpinteiro tenha acontecido por um motivo diferente. A irmã de Izaias, a jogadora de futebol Tatiane Lopes, 17, diz ter conversado com o amigo do irmão e ele teria comentado que a lesão fora resultado de uma briga. A mesma versão relata Eva Aparecida da Silva, 52, madrinha da vítima. "Eu estava no bar e uns meninos chegaram falando que o Izaias levou umas pancadas com facão na cabeça."
A tia do carpinteiro era a mais indignada. "Esse corte na cabeça dele não foi de acidente, não. Acho que tem coisa errada. Tem gente falando que ele levou uma ‘facãozada’, mas ninguém explica nada para a gente." Carlos Alberto Zelante, 36, é primo de Izaias e admite que a versão apresentada pelo pedreiro - de que o carpinteiro morreu ao colocar a cabeça para fora do carro - é consistente, mas ele poderia ter aparecido e falado com os parentes.

ARARAQUARA.COM

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara