Nissan lança Leaf no Japão e nos EUA e aposta em veículos elétricos


Nissan Leaf
Nissan Leaf é o primeiro elétrico vendido em larga
escala
A Nissan lançou nesta sexta-feira (3) o modelo Leaf, um carro elétrico de zero emissão e com autonomia de 200 quilômetros. O veículo é considerado como o primeiro do tipo no mundo a ser vendido em larga escala. A montadora japonesa e sua aliada francesa Renault estão contando com o mercado de veículos elétricos para impulsionar suas marcas, assim como o modelo híbrido Prius fez com a Toyota.
Veículos elétricos são considerados uma alternativa promissora aos motores à combustão em um momento em que governos ao redor do mundo buscam reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Mas uma autonomia relativamente curta e preço elevado dos veículos têm representado desafios a serem superados pela indústria.
"Quando você considera a escala do compromisso da Nissan, é uma aposta grande", disse Kurt Sanger, analista do setor de veículos da Deutsche Securities. "O desafio da Nissan é capitalizar com a liderança inicial do Leaf e solidificar na mente dos consumidores a percepção de que veículo elétrico é igual à Nissan", acrescentou. "É difícil encontrar uma montadora que não esteja planejando um veículo elétrico nos próximos cinco anos."
Nissan Leaf
Nissan Leaf em lançamento no Japão
A Nissan afirmou que o hatchback de cinco lugares tem autonomia de 200 quilômetros com carga completa da bateria sob os padrões de teste japoneses. Autoridades da Califórnia, porém, mediram a autonomia em 160 quilômetros e outra agência norte-americana registrou o desempenho como sendo de cerca de 130 quilômetros.

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