Secretaria cria força-tarefa para ‘embelezar’ a cidade

Foto: Daniel Barreto

O novo secretário de Serviços Públicos, o vereador licenciado Paulo Maranata, assumiu, há uma semana, a pasta e já formaliza uma força-tarefa para, em suas palavras, ‘embelezar’ a cidade. A missão será realizada com o apoio das Secretarias de Obras e Trânsito, unindo serviços de limpeza, tapa-buracos, pintura e manutenção da sinalização. Os serviços começam no dia 16, passarão pelas 24 principais vias da cidade, mas devem estender-se para os bairros.

Maranata explica que, nesta primeira semana, foi feito um levantamento das ruas e avenidas que apresentam problemas relativos à limpeza, mato nas calçadas, poda de árvores, buracos no asfaltamento e falhas de sinalização, com postes danificados, placas e pintura. "Recebemos muitas críticas nesse sentido. Vamos acertar o máximo possível, mostrando a diferença no trato da cidade", resume.

De acordo com o secretário, a ação de limpeza e a posterior notificação a outras Secretarias demoram muito. Por isso, o trabalho em conjunto visa a desburocratizar o serviço. Em primeiro lugar, vem a equipe de limpeza, seguida pelo serviço de tapa-buracos com uma equipe fixa e, por fim, a atualização da sinalização de trânsito.

Nesta primeira etapa, o serviço passará pelas 24 principais vias da cidade. As equipes começarão pela Rua Domingos Zanin, entrada da cidade pela Região Sudoeste; em seguida, a força-tarefa seguirá pelas Avenidas Padre José de Anchieta, na Zona Sul, Presidente Vargas, na Zona Oeste, e Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), na Região Noroeste de Araraquara.

O secretário aponta a ação como sendo de ‘faxina e embelezamento’ da cidade. "Tudo se acumulava na Secretaria de Obras. O setor de Serviços Públicos foi criado para atender a essa demanda", diz.
Meta
Mas a meta de Maranata vai além. Com a melhor conservação das ruas, serão minimizados os gastos de manutenção e haverá a diminuição de acidentes. "Com as ruas limpas, sem buracos e sinalizadas corretamente, esperamos que até os acidentes diminuam", calcula.
Cidade terá linha telefônica direta para reclamações

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, agora comandada pelo vereador licenciado Paulo Maranata, também terá um auxiliar para receber as demandas vindas da população.

Assim que assumiu a pasta, Maranata deixou claro ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que criaria uma linha telefônica direta e gratuita, via 0800, para o atendimento dos contribuintes.

A ideia foi aprovada e estará em funcionamento dentro de alguns dias. "O prefeito gostou da ideia. Já nos mobilizamos para estruturar o atendimento e desburocratizar os pedidos da população. Está tudo pronto e apenas aguardamos a companhia telefônica para instalar a linha", finaliza o secretário. 
A expectativa é de que, até a próxima semana, o número para reclamações e pedidos seja divulgado. 

Atualmente, as reclamações precisam ser protocoladas presencialmente no Paço Municipal, o que, de certa forma, desestimula a população a denunciar problemas que não a atingem diretamente.

ARARAQUARA.COM

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara