Araraquara terá Pinacoteca do Estado

Araraquara poderá ter uma "filial" da Pinacoteca do Estado, um dos mais tradicionais museus de artes plásticas de São Paulo. A informação foi confirmada a Tribuna Impressa na noite desta quarta-feira pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal.

O acordo para instalação de uma extensão da Pinacoteca na cidade foi fechado na tarde de ontem, durante reunião enre o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e o secretário de Cultura do Estado, Andrea Matarazzo.

A ideia inicial é a de que a instalação deste braço da Pinacoteca seja no Palacete das Rosas. Porém, a confirmação de todo o processo ainda depende da aprovação da Secretaria de Estado da Cultura, que deve enviar para Araraquara, na próxima semana, uma equipe técnica para analisar as condições e instalações do local.

Caso o projeto seja aprovado, a previsão é a de que até o fional deste ano o museu esteja instalado. "O governador Geraldo Alckmin, juntamente com o secretário estadual de Cultura, havia manifestado esse interesse quando esteve na cidade para abrir a Virada Cultural Paulista, ocasião em que visitamos o Palacete", conta Marcelo Barbieri.

A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, ressalta importância dessa conquista para a história da cidade. "A vinda da Pinacoteca do Estado para Araraquara é um momento de comemoração porque, além de trazer um acervo que é referência nacional, também vai abrigar o acervo da Pinacoteca Municipal, considerado um dos melhores do Interior de São Paulo" assinalou Euzânia.

Durante a reunião com Andrea Matarazzo, o prefeito Marcelo Barbieri apresentou ainda os projetos para reforma da Casa da Cultura, Biblioteca Municipal e Teatro Municipal, visando a obtenção de recursos estaduais para as obras.

Acervo atual
Em Araraquara, a Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida, instalada de maneira precária dentro da Casa da Cultura, conta com 860 obras de arte, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, colagens e instalaões. O acervo começou a ser formado nos anos 1950, com Hélio Morganti, e possui obras de alguns dos artistas mais representativos da arte brasileira e internacional.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara