Av. Bento de Abreu: corredor comercial para classes A e B.

Não faz muito tempo. Há cerca de dez anos, quem transitava pela Avenida Bento de Abreu, na Fonte Luminosa, tinha como paisagem belas residências com arquitetura da década de 1950 ou mais atual. Aos poucos, empresas foram instalando-se em imóveis residenciais e agora a via é o principal foco de investimentos comerciais de Araraquara direcionados às classes A e B.

Dos cerca de 70 imóveis presentes na avenida atualmente, 49 - ou 70% deles - formam um diversificado comércio de serviços, saúde e varejo. Outros 20% são residências e 10% são imóveis em oferta para locação ou em reforma para comércio.

Nos últimos anos, a avenida atraiu uma série de empreendimentos e hoje conta com três franquias de fast-food, além de restaurantes, boates, locadora de vídeos e serviços de saúde.

Nos próximos meses, a Avenida Bento de Abreu receberá uma agência bancária, mais um laboratório de análises clínicas e um restaurante. Especula-se ainda a instalação de uma franquia da multinacional americana Burger King, segunda maior rede de fast-food do mundo.

Não por acaso, a Lupo S/A escolheu a via para investir quase R$ 3 milhões na primeira de uma série de 50 lojas de artigos esportivos que o grupo pretende instalar pelo País. Trata-se de um projeto sofisticado, também direcionado à ‘alta classe’.

O segundo pavimento do imóvel, de acordo com Valquírio Cabral Junior, diretor comercial da Lupo, contará com uma moderna academia para atender a associados do Clube Náutico de Araraquara.
‘A mais bonita’
Para o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a Avenida Bento de Abreu tende a tornar-se o principal corredor comercial da cidade. Ele se baseia no projeto do Governo Municipal de construir um rodoanel nos extremos da cidade, tornando a região da Fonte o seu principal acesso.
Comodidade atrai clientes
A comodidade é o principal atrativo para os consumidores que frequentam a avenida Bento de Abreu. A advogada Cristiana Sabbag, de 40 anos, morou nos arredores por 37 anos. A casa onde vivia foi vendida para uma clínica de estética. Hoje, ela retorna à avenida para fazer compras. "Não é o meu caminho de casa nem do trabalho, mas venho pela comodidade. Vou a butique, buffet e locadora", relata.

Proprietária de uma escola, Carolina Marcantônio, 32, também opta pelo conforto ao escolher ir a uma boutique, a uma loja de roupas infantis e a lanchonetes na avenida. "É fácil de chegar, de estacionar, bem diferente de ir ao Centro", avalia.

A Bento de antes
A vereadora Márcia Lia mora no local há, pelo menos, 20 anos e, ao olhar sua casa, brinca. "Minha casa daria um belo restaurante. Já pensei nisso, mas não mudo daqui por nada. Só quando estiver bem velhinha, pois não vou conseguir ficar subindo e descendo escadas", afirma.

Márcia viu de perto as transformações da avenida. "Era estritamente residencial, assim como o bairro. É natural se tornar comércio porque isso acontece quando a cidade cresce, mas, me lembrando do passado, eu prefiro a Bento de Abreu de antes. Era mais bonita", conclui.
Região valorizada classifica comércio
A Avenida Bento de Abreu se valorizou ao longo dos anos e tem, atualmente, o maior preço por metro quadrado cobrado na cidade. O aluguel de um imóvel no local chega a custar mais de R$ 14 mil por mês, dependendo do trecho.

Essa condição acaba ‘ditando’ o perfil comercial do corredor, na avaliação de Renato Haddad, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia). "A vocação de todo corredor urbano é se tornar uma área comercial, porque se trata de um local em que a maior parte das pessoas vai passar", avalia.

O vice-prefeito Valter Merlos, também secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, concorda com Haddad. "Hoje, a Avenida Bento de Abreu dá acesso a diversos bairros e, com isso, a expansão comercial se tornou uma tendência natural e inevitável", pontua.
Estratégico
O gaúcho Silvino Valandro foi o primeiro a notar o potencial da Avenida. Em 1975, ele assumiu um tímido restaurante que se transformou na churrascaria mais tradicional da cidade, a Estrela do Sul. "Foi por acaso. Estava à venda, eu adquiri e deu certo", recorda.

Quem também não descartou a oportunidade foi José Bugada, um dos proprietários da On Off Club. "Fizemos uma contagem de veículos, avaliamos a região e vimos que atendia ao público que queríamos atingir ", conta.

Dono da butique Sépia há 14 anos, Gerson Braz instalou sua loja primeiro na galeria Center Fonte. Há cinco anos, apostou na mudança para um espaço próprio, também na avenida. "Sabia que se trouxesse a loja para a Bento, teria mais visibilidade", pontua.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara