A BMW traz para o Brasil mais um representante da ‘família’ M – divisão
esportiva da montadora alemã. Com preço sugerido de R$ 268,6 mil, o
Série 1 M Coupé chega para fazer companhia aos ‘irmãos’ M3 Coupé e Sedã,
X5 M e X6 M. A marca promoveu testes para a imprensa na última
sexta-feira (17).
|
BMW Série 1 M Coupé parte de 268,6 mil |
Equipado com motor biturbo 3.0 de seis cilindros em linha, com injeção
direta de combustível, o modelo de apenas 1.495 kg entrega 340 cavalos
de potência a 5.900 rpm (4,4 kg/cv) e torque de 45,8 mkgf disponível
entre 1.500 rpm e 4.000 rpm. Coma função ‘overboost’ acionada, o
‘bólido’ ganha força extra de 5,1 mkgf, totalizando imponentes 50,9
mkgf.
Apesar da velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, o
modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Já aos 200 km/h chega em
17,3 segundos. O índice de consumo (percurso misto – urbano/rodoviário),
de acordo com a BMW, é de 10,4 km/l.
|
BMW Série 1 M Coupé traz motor bi-turbo 3.0 de seis cilindros em linha |
Para aguentar esse vigor, a M optou por adotar uma transmissão manual
de seis velocidades e muita tecnologia. Destaque para o sistema de
estabilização, chamado Dynamic Stability Control (DSC), que traz freios
com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC),
controle dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar ladeira
acima e assistência de frenagem em curvas (Cornering Brake Control –
CBC).
O cupê também oferece o M Dynamic Mode (MDM), sistema que possibilita
uma condução sem a intervenção da tecnologia. Neste modo, acionado por
meio de uma tecla, é possível fazer, por exemplo, derrapagens
controladas. Mas, atenção: o Série 1 M Coupé possui tração traseira.
Design
Oferecida apenas em três cores (preto, branco e laranja), a versão é
equipada com rodas de liga leve de 19 polegadas. A dianteira tem grade
dupla do radiador (DNA BMW) e o para-choque utiliza entradas de ar
maiores que a versão ‘comum’. Na lateral se destacam as caixas de roda
proeminentes, que elevam o nível de robustez. A traseira é sóbria, porém
tem dois escapamentos de dupla saída.
|
BMW Série 1 M Coupé atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada) |
Apesar de bom nível de itens de série, com destaque para o controlador
de velocidade e o rádio CD player com MP3 (seis alto-falantes), a BMW
oferece como opcionais sensor de chuva, espelhos retrovisores internos e
externos com função automática anti-ofuscamento, sistema de som Harman
Kardon Surround e navegador. O modelo pode ser equipado também com
iDrive, que permite controlar funções de comunicação, entretenimento e
navegação utilizando o botão Controller e a tela Control Display de 8,8
polegadas.