Araraquara deve ganhar, nos próximos meses, mais dois grandes
investimentos na área de alimentos: dos restaurantes Burger King e
Outback Steakhouse, redes americanas de fast-food. A vinda de ambos para
cidade dependeria apenas da definição de um local.
As informações foram confirmadas ontem pelo superintendente do Shopping
Jaraguá, Cláudio Voso, durante coletiva para imprensa, e também por José
Carlos Cardozo, presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares
e Similares (Sinhores), em entrevista por telefone à reportagem da Tribuna Impressa/Araraquara.com.
O valor dos investimentos ainda não foi divulgado. Nos dois casos, os
representantes do setor afirmam haver um estudo de mercado que aponta o
município como possível ponto de expansão de suas cadeias, devido à
conjuntura econômica local.
No caso do Burger King e da Outback, as duas redes americanas de
fast-food divulgaram planos de abertura de novas franquias pelo Estado,
incluindo o Interior. Na cidade, representantes do Grupo King, que
administra as lanchonetes, chegaram a procurar o Jaraguá, mas segundo
Voso, a unidade não possuía o espaço necessário para abrigar a franquia.
Com isso, a Avenida Bento de Abreu - foco de vários estabelecimentos do
setor gastronômico na cidade, nos últimos anos - teria se tornado um dos
locais viáveis para a receber o Burger. "Realmente fomos procurados
pela Burger King, mas não tínhamos o espaço que eles precisavam e,
agora, eles procuram algo nas imediações da Fonte", conta Voso.
Cardozo também confirma esta informação e, segundo ele, a vinda da
lanchonete e do restaurante seria fruto de uma ampliação das redes de
franquias em todo o País. O Burger King é a segunda maior cadeia de
fast-food do mundo - perde apenas para o McDonalds - e está presente em
69 países.
Na região, ela se instalou, no ano passado, em São Carlos e Ribeirão
Preto. Cada restaurante emprega em média 30 pessoas. A assessoria de
imprensa do Burger King informou que só irá comentar o assunto após
consolidar o negócio.
Outback
Já a Outback está em negociações para abertura de um restaurante na
praça de alimentação do Jaraguá. De acordo com o superintendente do
shopping, a rede deve abrir sua unidade em Araraquara até meados do ano
que vem. "É certa a intenção de vinda deles à cidade. Se não for no
Jaraguá, será em outro local", pontua.
A Outback Steakhouse é uma cadeia de restaurantes, também
norte-americana, do tipo casual dining - uma espécie de restaurante
informal. A unidade brasileira do grupo iniciou operações neste ano com
plano de investir pelo menos R$ 23 milhões em mais cinco unidades no
Interior do Estado. Na região, a mais próxima fica localizada em
Ribeirão Preto, também em shopping.
Nos últimos 12 meses, a cidade ganhou quatro franquias na área de
alimentos: duas unidades do Subway, além de Grilleto, Montana Grill e
Salomé.