Mercadão Municipal recebe nova pintura e câmeras de monitoramento

Nova pintura deu aspecto mais agradável à entrada do Mercadão Municipal de Araraquara, na Av. Portugal (Foto: Moisés Schini)O prédio do Mercado Municipal de Araraquara recebeu recentemente melhorias feitas pelos novos administradores do condomínio. Entre as novidades estão a instalação de um conjunto de câmeras de monitoramento 24 horas por dia.
No começo do ano, vários condôminos denunciaram o estado de abandono do local. Na ocasião, o engenheiro e consultor Gilberto Manduca visitou as instalações a convite da reportagem e constatou a depreciação do imóvel e a falta de manutenção, evidenciada pelas infiltrações e rachaduras.

A reportagem voltou ao local na tarde de sexta-feira e verificou algumas mudanças no espaço, principalmente na fachada e nos estacionamentos.

O síndico Émerson Fabiano Leite, que assumiu em dezembro do ano passado a administração de um patrimônio público cheio de problemas, diz que, neste período de cinco meses, foi possível fazer a pintura em quase toda a área externa do prédio (faltou o lado que fica de frente para o Pontilhão da Avenida Duque de Caxias) e a reformulação do sistema de limpeza interna, que deixou os banheiros públicos utilizáveis.

A administração também fez paisagismo simples na área externa, providenciou a instalação de várias lixeiras, trocou a caixa d’água de cinco mil litros (a peça original era de concreto e não tinha tampa), trocou toda a rede hidráulica e a rede elétrica da administração.

A grande novidade ficou por conta da instalação de 12 câmeras de vigilância com monitoramento 24 horas, tudo gravado no computador, e a troca de calhas e telhas na frente e na lateral direita do prédio, que vão conter o maior problema dos comerciantes - as infiltrações. "As câmeras vão dar mais segurança, principalmente aos comerciantes do Mercadão", diz o síndico.

Ele, no entanto, tem mais planos para o espaço. Leite diz que pretende terminar a pintura, fazer a instalação de rufos em volta de todo o prédio para acabar com o problema da infiltração e da corrosão das estruturas metálicas, e promover a troca de todo o sistema de iluminação. A troca do pavimento interno também está nos planos dele.

Segundo o síndico, toda a verba vem do condomínio pago pelos comerciantes, e sua receita é de cerca de R$ 10 mil por mês. O que sobra das despesas fixas é aplicado nas obras de revitalização do Mercado.
Dificuldades
Apesar da animação e do emprenho, Leite diz que a administração enfrenta muitas dificuldades. As maiores delas são atrair o público para o mercado, e conseguir ajuda da Prefeitura para viabilizar o estacionamento de clientes nas ruas próximas. "Uma estrutura como essa não pode ser abandonada, mas utilizada como opção para lojistas e consumidores da cidade."

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara