Nova Honda Crossrunner é SUV das motos

Modelo japonês pretende mesclar atitude e flexibilidade com posição aventureira

Divulgação
Modelo apresentado em 2010 tem preço sugerido de R$ 24 mil  

Apresentada no Salão de Milão de 2010, a Honda Crossrunner, que chega agora às concessionárias europeias, é uma espécie de SUV (Sport Utility Vehicle) em duas rodas. Com a proposta de reunir o melhor de dois mundos, a Crossrunner pretende mesclar a atitude e a flexibilidade de uma naked com a posição de pilotagem ereta de uma moto aventureira. O resultado é uma moto bastante versátil: divertida para deslocamentos curtos e urbanos e confortável para uma viagem mais longa, desde que seja pelo asfalto. No fundo nada de muito novo, afinal, trata-se de um nicho já explorado por outras fábricas, como a Ducati com a Multistrada 1200 e a Triumph com sua Tiger 1050.

Test-ride: Harley-Davidson Rocker C

Mas a Honda recorreu a uma receita caseira, aproveitando “ingredientes” disponíveis em sua linha. Misturou praticamente tudo da consagrada sport-touring VFR 800 para garantir a vocação estradeira da nova Crossrunner, porém vestida em um novo visual. Do motor, passando pelo quadro, suspensões e até mesmo os freios, os componentes semelhantes aos utilizados na VFR. Claro, tudo adaptado para a proposta “cross-over”.

Crossrunner 1 G
Cruzamento de estilos está presente tanto na proposta quanto no desenho
 
Variável

O propulsor tem quatro cilindros em V dispostos a 90°. Com exatos 782 cm³ de capacidade e refrigeração líquida, teve seu comando de válvulas variável (o famoso VTEC da Honda) reajustado para oferecer torque em baixos e médios regimes e potência em altos giros. Os números de desempenho confirmam isso: são 100 cv de potência máxima a 10.000 rpm e torque máximo de 7,4 kgfm a 9.500 rpm. Porém, a Honda garante que o moderno sistema VTEC funciona de forma a deixar disponível grande parte dessa força já a partir de 3.000 rotações.

Equipada ainda com embreagem multidisco em banho de óleo, a Crossrunner tem câmbio de seis marchas, com a última servindo como uma espécie de over-drive, que permite manter a mesma velocidade com o motor girando menos. Ou seja, menos vibração e mais conforto para viagens. A transmissão final é feita por corrente.

Crossrunner 2 G
Sexta marcha funciona como over-drive, permitindo boas velocidades, mas com menos giros
 
Ciclística esportiva

O quadro também deriva da VFR: dupla trave superior construída em alumínio. A ideia é garantir assim mais estabilidade em altas velocidades e maior rigidez lateral, reforçando a proposta cross-over da Crossrunner (daí seu nome).

A geometria das suspensões foi alterada, mas o garfo telescópico dianteiro tem especificações de uma sport-touring: 43 mm de diâmetro, porém com 120 mm de curso. Na traseira, um monoamortecedor com reservatório de gás com 119 mm de curso. Ambos ajustáveis.

Os freios, equipados com Combined-ABS (freios dianteiro e traseiro com sistema antitravamento), também são dignos de motos esportivas. Possuem disco duplo na dianteira - com pinças de três pistões - e disco simples com pinça de dois pistões na traseira.

Crossrunner montagem G
Os freios equipados com Combined-ABS também são dignos de motos esportivas 

Conforto

Para proporcionar uma experiência diferenciada, a Honda equipou a Crossrunner com um largo guidão, no melhor estilo das big-trails, proporcionando assim uma posição de pilotagem ereta, ainda que as pernas fiquem mais flexionadas, como nas sport-touring.

Sem deixar de lado a proteção aerodinâmica ao piloto, a Crossrunner passou por muitas horas de estudo em túneis de vento para que a pequena carenagem fosse mais eficiente e também para que o ar não causasse instabilidade em altas velocidades.

Pensando no conforto, a Crossrunner traz ainda um banco largo e em dois níveis para que as viagens com garupa sejam mais fáceis. Para reforçar essa alma estradeira do novo modelo, a Honda oferece uma vasta gama de acessórios focados no mototurismo: desde um parabrisa maior a manoplas aquecidas e um completo jogo de malas laterais e top-case.

Com desenho ousado, a Crossrunner marca a entrada da fábrica japonesa no segmento de motos mistas. Disponível na Europa desde maio, a Crossrunner tem três opções de cores: branca, vermelha e preta. Na Inglaterra, o preço sugerido é a partir de R$ 24 mil (9.075 libras esterlinas).

E, levando-se em consideração o tempo que a Transalp XL700V demorou a desembarcar no Brasil, podemos afirmar que não há previsão de que a Crossrunner seja comercializada por aqui.

Crossrunner malas G
Modelo pode ser equipado com vários acessórios estradeiros, como este jogo de malas

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