Obras da UPA 2 entram na fase de fundação do prédio



A fundação da Unidade de Pronto Atendimento da Via Expressa, a UPA Central, começa a ser construída ainda esta semana, com a instalação das estacas da estrutura.

O custo da obra é de R$ 2.137.379,88, com recursos dos Governos Federal e Municipal e, mesmo com as mudanças e atrasos, não existe previsão de aditamento, como ocorreu na reforma da Maternidade Gota de Leite. A previsão é de que a obra seja entregue até o início de 2012.


A construção teve problemas de atraso em decorrência das fortes chuvas no começo de março e uma via de esgoto e de galerias pluviais encontradas durante as escavações e que tiveram de ser removidas.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, as grandes dificuldades iniciais foram aquelas relacionadas com a fundação, mas agora, espera que o andamento se dê forma mais tranquila. "Tivemos que fazer um rebaixamento de 5,6 metros para chegar perto do nível da Via Expressa. Ainda assim, ficará 2,5 metros acima e o acesso será feito por duas rampas."

A UPA Central irá substituir o atual Pronto Socorro do Melhado. A unidade será mantida com repasse de R$ 100 mil mensais pelo Governo Federal e será equipada para atender urgências de alta complexidade, contando também com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estrutura contará com laboratório de análises clínicas, eletrocardiograma, exames radiológicos, salas de medicação, nebulização e setor específico para atendimento de pediatria. A proposta é de humanizar o atendimento.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara