Petrobras atrasa novamente exploração no Golfo do México

Projeto Cacade-Chinook, que vai explorar petróleo a mais de 8 mil metros de profundidade, deve começar apenas no fim do ano

A primeira unidade da Petrobras para produção e armazenamento de petróleo do tipo FPSO do Golfo do México começará a operar somente no final do ano, e não em meados de 2011, como havia sido anunciado anteriormente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Petrobras.
"O início da produção do projeto Cascade-Chinook é esperado para o fim de 2011. A data foi ajustada devido a questões de autorização do sistema submarino", afirmou um comunicado distribuído pela companhia.
Antes do grande vazamento de petróleo do poço Macondo interromper o desenvolvimento de projetos de petróleo e gás no Golfo, no ano passado, a Petrobras havia previa iniciar a operação do Cascade-Chinook em 2010. Com o acidente, a data de início das operações no projeto de águas profundas do Golfo foi transferida para meados deste ano.
O empreendimento será o primeiro a transportar petróleo do Golfo até a costa por meio de um navio e não de um duto. A reserva fica a 165 milhas da costa da Lousiana, em águas de mais de 8.000 pés de profundidade.
No início de junho, a Petrobras e a Exxon anunciaram volume recuperável de petróleo estimado em mais de 700 milhões de barris de óleo equivalente, numa das maiores descobertas da última década no Golfo.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara