Prédios populares com três andares poderão ter elevador em Araraquara


Operários em construção de prédio habitacional da cidade (Foto: Daniel Barreto)A construção de edifícios com três andares em Araraquara deve ter um diferencial caso um projeto de lei da Prefeitura seja aprovado pela Câmara Municipal nos próximos dias. A proposta é de implantar a obrigatoriedade de elevadores em prédios de apartamentos com mais de sete metros de altura a partir deste ano, antecipando projeto de lei federal com a mesma determinação, mas que entrará em vigor a partir de 2014.

O secretário Municipal da Habitação, Leandro Guidolin, responsável por desenvolver o projeto, explica que toda a população sofre com edifícios pequenos sem elevadores, especialmente as pessoas com alguma deficiência física. "Quando o morador do último andar faz uma compra, quantas viagens ele tem de fazer para chegar até seu apartamento?", questiona, dando apenas um exemplo de implicações diárias que a falta de elevador cria ao morador.

O secretário lembra que a aquisição de um imóvel para moradia tem em vista a ocupação do espaço por muitos anos e até por toda a vida e, quando a velhice chega, "subir os degraus não é tão fácil".

O custo-benefício de implantação do equipamento, para o secretário, é maior que o gasto com a compra e a instalação dos elevadores e não deve resultar em aumento no valor do imóvel. "Um elevador em um prédio de quatro andares custa em torno de R$ 25 a 30 mil, por isso acredito que a determinação não afete muito as construtoras".

No entanto, por meio de sua assessoria de imprensa, a MRV Engenharia, responsável por grande parte dos edifícios da cidade com quatro andares, ou seja, sem elevadores e rampas, diz que, se a lei for aprovada, certamente impactará de forma significativa os projetos enquadrados no programa "Minha Casa, Minha Vida" na cidade - todos os projetos da empresa com estas características são vinculados ao programa habitacional do Governo federal. Mas a nota não informa em valores como será esse impacto.
Idosos e quedas
No final do ano passado, o Conselho Estadual do Idoso fez um levantamento dos acidentes que os idosos vêm sofrendo no momento em que têm de subir alguma escada em prédio sem elevador. O resultado mostrou que, de cada dez idosos, pelo menos sete sofrem ou já sofreram algum tipo de acidente em escadas nos prédios sem elevador ou corrimão.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara