Aconteceu novamente: Vítima de bueiro da Light que explodiu em Botafogo teve fraturas nas duas mãos

Sem gás, tampa teria voado a um palmo de altura no máximo, diz Crea

O homem ferido na explosão de um bueiro em Botafogo, na zona sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (18) teve fraturas nas duas mãos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Ele trabalhava em uma obra no 2º andar do prédio que fica em frente ao local do acidente, na rua Camuirano. A explosão aconteceu após duas semanas de trégua, sem novos episódios relacionados a bueiros da Light.

Rodrigo dos Santos foi encaminhado para o hospital Miguel Couto, no Leblon. A secretaria informou às 13h que ele passava por exames e que o seu estado de saúde era estável.
A explosão aconteceu por volta das 9h em frente ao número 153 da rua Camuirano, próximo à esquina com a rua Voluntários da Pátria. Com o impacto da explosão, a tampa da galeria voou pelos ares, causando danos em uma motocicleta e na vitrine de uma sapataria. Pelo menos quatro apartamentos do 2º andar do prédio tiveram as janelas quebradas ou trincadas.

Para o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a explosão foi provocada provavelmente pela presença de gás na rede subterrânea. Segundo o engenheiro eletricista Luiz Antônio Cosenza, da Comissão de Análise e Prevenção de Acidente do Crea-RJ, sem a presença de gás, a tampa teria sido arremessada a no máximo um palmo do chão. 

- Quando elas sobem um ou dois metros certamente é devido à presença de gás, seja metano proveniente do esgoto ou da rede da CEG.
Às 12h30, equipes da Light e da CEG (concessionárias responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e de gás na capital) ainda estavam no local e um trecho da rua permanecia interditado.
O fornecimento de energia foi suspenso no prédio de número 153, que fica em frente ao local do acidente.
Em nota, a CEG informou que "moradores entraram em contato com a central de emergência da companhia às 8h40. Cerca de uma hora depois, a equipe de primeiro atendimento chegou ao local e começou a fazer análises com o objetivo de colaborar na investigação da causa do acidente na caixa de energia elétrica situada em frente ao prédio".

Nem a CEG, nem a Light comentaram o que pode ter causado a explosão.




Multa de R$ 100 mil
Em nota, a Light informou que "por volta das 9h da manhã de hoje, houve o deslocamento da tampa de uma caixa subterrânea da empresa, além de outra pertencente a uma concessionária de telefonia".

Técnicos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli foram ao local para tentar identificar as causas do acidente.
Uma série de explosões em galerias da Light nas últimas semanas levou o Ministério Público do Rio a estipular um acordo que determina que a concessionária pague R$ 100 mil de multa a cada novo incidente que resulte em morte, lesão corporal  ou danos ao patrimônio. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou à concessionária que apresente um estudo sobre a situação dessas instalações.
Entre os dias 4 e 5, cinco bueiros explodiram na cidade e pelo menos dois apresentaram sinais de fumaça. A série de explosões assustou pedestres e motoristas e virou motivo de piada nas redes sociais.
No centro, quatro galerias explodiram na rua da Assembleia, ferindo três pessoas e causando a interdição da via por três dias.
A CEG foi responsabilizada pelo prefeito Eduardo Paes, após a constatação de que havia gás no interior das galerias onde houve as explosões. Os acidentes levaram a companhia a antecipar a troca das tubulações das ruas Sete de Setembro e Uruguaiana, no centro.
Explosões em série
No último dia 19 de junho, um funcionário da Light ficou ferido após a explosão de um bueiro na rua Conde do Bonfim, na Tijuca, zona norte do Rio. Ele teve queimaduras de segundo grau em 46% do corpo.
Outro bueiro explodiu no dia 1º de junho na esquina das ruas da Constituição e Gomes Freire, no centro.

Em Copacabana, no dia 1º de abril, uma explosão em uma caixa de transformadores na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul, arremessou uma tampa sobre um táxi e abriu uma cratera no meio da rua.

Na ocasião, o presidente da Light, Jerson Kelman, admitiu que 130 bueiros da cidade estão sob o risco de explosão. Kelman também anunciou a instalação de câmeras de segurança e sensores de calor para evitar novas explosões.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara