ANTT recebe terceiro pedido de adiamento do leilão do trem-bala


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu o terceiro pedido para o adiamento do leilão do trem-bala, revelou Bernardo Figueiredo, diretor-geral do órgão, à Agência Estado. O requerimento foi feito pela Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios (ADTrem), entidade que agrega os fabricantes de trens. A associação não fixou um prazo específico para postergação do processo de licitação, apenas pediu mais tempo para "reavaliar" o projeto, segundo Figueiredo.
Ontem a ANTT recebeu dois pedidos: um do Consórcio TAV Brasil, conhecido como grupo coreano, e um da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). O TAV Brasil solicitou a postergação do processo de licitação por 45 dias e a Abifer requer o adiamento por seis meses, conforme antecipou a Agência Estado.
O leilão está marcado para o dia 29 e o prazo para a entrega das propostas se encerra na segunda-feira. Figueiredo disse que a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou ajustes no edital do licitação não implica em "adiamento automático" do leilão. "Pode ser que implique em adiamento ou não. Temos que avaliar", afirmou.
Segundo o diretor-geral, a agência ainda não foi notificada sobre a decisão do TCU. "Não tivemos acesso ao teor da decisão. A Procuradoria da agência tem que avaliar isso", disse. Figueiredo ponderou que, após a notificação a ANTT tem um prazo para analisar a questão e pode recorrer da decisão do TCU.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara