Araraquara terá hotel com a bandeira Ibis

A Fundação dos Economiários Federais (Funcef) confirmou, ontem (05), que o hotel a ser construído em área do Centro de Eventos de Araraquara (Cear) terá a bandeira Ibis, da empresa francesa Accor. A obra integra projeto de revitalização da área, que prevê ainda a construção de um shopping, duas torres residenciais e um centro de eventos, com recursos da Funcef.

O hotel foi projetado inicialmente para ter área de 8 mil metros quadrados e 170 apartamentos.

O Ibis é um hotel com três estrelas — classe econômica — destinado à classe média. A bandeira está presente em 35 países com 745 unidades. No Brasil, a rede tem como meta atingir 70 hotéis até o fim de 2011. Na região de Araraquara, há uma unidade em São Carlos.

Nos últimos dias, arquitetos da rede visitaram o espaço onde será construído o hotel. De acordo com Eneida Miranda de Toledo, coordenadora executiva de Negócios e Turismo da Prefeitura de Araraquara, o espaço atende à demanda crescente por este tipo de serviço na cidade. "Nós tivemos todo o problema da Copa [referindo-se ao fato de Araraquara ter saído da disputa por ser uma subsede do Mundial de Futebol], que mostrou a necessidade de melhorarmos a rede de hotelaria e a vinda do Ibis é importante porque é uma rede mundial. Em qualquer lugar que você vai e vê uma bandeira da Ibis, sabe que irá encontrar um padrão de qualidade", afirma
.
Prazo indefinido
Apesar da confirmação da operadora, a data de início da obra segue indefinida. Segundo Rogério Pedrinha, gerente de empreendimentos do Funcef, está condicionada à liberação de parte da área do Cear ocupada pelas atividades da América Latina Logística (ALL), concessionária das ferrovias na cidade. "Já avaliamos e não tem como começar nem a obra do hotel antes disso. Na área que temos, poderíamos construir o hotel, mas não sobraria espaço para estacionamento e movimentação. Então vamos esperar", explicou.

A concessionária apenas deve sair do local quando as atividades forem transferidas para o novo contorno ferroviário, cuja conclusão está prevista para dezembro deste ano, segundo o último prazo divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutrua de Transportes (Dnit).

Rede hoteleira local tem déficit de 300 vagas
Estimativa recente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores) mostrou que a cidade tem um déficit de ao menos 300 vagas no setor de hotelaria.

A vinda do Ibis, segundo José Carlos Cardozo, presidente do Sinhores, atende a uma necessária expansão do setor. "Temos potencial de expansão tanto em rede de hotéis quanto de gastronomia e acredito que isso vá ocorrendo gradativamente, na medida em que a cidade for se firmando como um centro de eventos", destaca.

Um dos preços pagos recentemente por Araraquara não ter uma rede de hotelaria eficiente foi sua exclusão pela Fifa como candidata a subsede da copa de 2014.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara