Cai parte do beiral da Casa da Cultura


Funcionários da Casa da Cultura se assustaram ao voltar do almoço nesta sexta-feira e encontrar parte do beiral esquerdo do prédio no chão. Porém, a queda era um acidente anunciado. Construído em 1914 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), nos anos 1980, o telhado do prédio vem sofrendo com o desgaste há mais de 26 anos.
Segundo Edson Alves, coordenador da Defesa Civil do município, engenheiros vistoriaram a Casa da Cultura há alguns dias, fizeram registro fotográfico do local e elaboraram um laudo técnico que foi encaminhado à Secretaria de Obras Públicas da cidade. "O prédio é antigo e a ação do tempo desgasta mesmo. É necessário que haja uma recuperação, mas agora temos que aguardar autorização para realização das obras", explica Alves.
O espaço foi fechado em setembro de 2005 para reforma geral e pintura, mas, segundo funcionários e freqüentadores, o local continua sem manutenção e necessitando de cuidados, principalmente com o forro e telhado.
A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, garante que a preocupação com o prédio é grande e que a Prefeitura tem feito o possível para que obras de reforma e pintura sejam realizadas o mais rápido possível. "O prefeito está há mais de seis meses empenhado nisso. Inclusive, foi a São Paulo recentemente buscar apoio junto ao Condephaat. Estamos trabalhando pela Casa da Cultura", assegura Euzânia. Enquanto isso, as atividades culturais que ocorrem no local prosseguem com sua agenda normal. "Na vistoria foi constatado que o prédio não oferece riscos", garante Edson Alves.

 Clique nas imagens para ampliar

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara