Câmara de Rincão votará criação de Distrito do Taquaral

A Câmara Municipal de Rincão votará no dia 1º de agosto — primeira sessão após o recesso de julho — projeto de lei que prevê a transformação do bairro do Taquaral em Distrito. O local fica a 20 quilômetros de Rincão e conta com 1.600 moradores. O bairro tem escolas, posto de saúde, imobiliária, supermercado, igreja, comércio, além de uma economia baseada em olarias e retirada de areia.

O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, quando os moradores do bairro apresentaram à vereadora Rosalva Loretto Facchini (PSDB) argumentos sobre a necessidade da criação de um distrito para a melhoria do local.

A partir daí, foi criada uma comissão organizadora, que buscou esclarecimentos sobre as vantagens de ser um distrito e quais os requisitos necessários para isso.

Com as eleições, o projeto ficou parado, mas voltou a ser desenvolvido neste ano, culminando na realização de um plebiscito na última semana, no qual a população indicou ser a favor da mudança — dos 477 eleitores que foram às urnas volantes, 467 votaram a favor, nove foram contra a criação do Distrito e um ficou em branco. "Fizemos panfletos explicando tudo e realizamos o plebiscito para saber qual era o desejo da maioria. Agora, com o plebiscito em mãos, irei protocolar o pedido de criação do Distrito. Acredito que se o povo está dizendo sim, não podemos dizer não. Por isso, com a aprovação do projeto, basta a prefeita Therezinha Servidoni (PSDB) sancionar a lei e comunicar isso ao Governo do Estado e ao Tribunal de Justiça", explica a vereadora.

Rosalva ressalta que o objetivo do projeto é dar melhores condições de vida à população do local, como benefícios nas áreas de saúde, educação, transporte e infraestrutura.

Velho sonho
Reginaldo Donizete Gonçalves, presidente da Associação do Bairro do Taquaral, explica que há mais de dez anos vem lutando pela transformação do bairro em distrito. "Queremos melhorar o lugar onde vivemos. Tudo o que chega para a cidade não vem para o Taquaral. Temos apenas três horários de ônibus para pagar uma conta, ir a uma consulta. Além disso, aqui não tem lazer para os jovens, o que está levando cada vez mais adolescentes para perto das drogas", considera.

Arnaldo Ferreira da Silva, administrador do bairro, acrescenta que, como Distrito, o Taquaral terá verba própria para ser utilizada em melhorias como a colocação de asfalto, realização de limpeza e de outros itens importantes. "Além disso, viriam mais serviços para cá. Hoje, para pagar qualquer conta, fazer consultas e se registrar, você precisa ir até Rincão", acrescenta.

Gonçalves, no entanto, vislumbra algo maior para o bairro: "Acredito que esse seja o primeiro passo para o Taquaral se tornar, em um futuro próximo, um município, podendo até trazer novas indústrias e empresas para cá", conta.

Local não ganha autonomia, alerta cientista político
O cientista político Milton Lahuerta explica que transformar um bairro em distrito acaba sendo mais uma questão de status que uma mudança propriamente dita — no caso do Taquaral, o local continuaria dependendo do município de Rincão. No entanto, o Distrito tem uma possibilidade de repasse de recursos maior que as outras regiões de uma cidade, uma vez que a Administração pede recursos, benefícios e investimentos específicos para a área e o Distrito não entra no mesmo ‘pacote’ do restante da cidade. "Esse também é um primeiro passo para o local se emancipar politicamente e formar um município, tendo aí uma autonomia política e administrativa e acesso aos fundos", explica.

Ainda segundo Lahuerta, para criar um distrito é necessário ter um eleitorado superior a 200 pessoas e escola, entre outros requisitos que cabem na realidade do distrito, e é uma opção válida para bairros distantes do Centro do município ao qual pertence.

Para a prefeita, é o caminho natural do bairro
Para a prefeita de Rincão, Therezinha Servidoni (PSDB), o bairro do Taquaral atingiu um estado bastante promissor e, por isso, apoia a criação de um Distrito.

Ela acrescenta ainda que, como professora de História, conhece vários exemplos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, de processo de luta pela emancipação. "Este é um processo natural dado ao amadurecimento e ao desenvolvimento da comunidade. Por isso apoio a criação do Distrito e, no futuro, da cidade Novo Taquaral".

Segundo a prefeita, vários projetos vêm sendo desenvolvidos para o bairro e, com o Distrito, facilitaria o pedido de ambulância, ônibus e materiais destinados diretamente ao Taquaral.



Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara