Comerciantes de Araraquara podem ir à justiça contra lei que limita o comércio aos sábados

Os comerciantes de Araraquara prometem apelar à justiça caso o projeto de lei de autoria do vereador Serginho Gonçalves, que limita o horário de abertura do comércio aos sábados, seja aprovado pela Câmara. Representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Araraquara e dos empregados do comércio teriam marcado uma reunião para tentar um acordo sobre o tema para a última quarta-feira, mas acabou adiada para segunda.

Independentemente da reunião, Serginho afirma que manterá a proposta inicial, de estabelecer o fechamento das lojas nos sábados às 14 horas. Atualmente, o comércio abre das 9 às 17 horas neste dia.

Ele também descartou a possibilidade de dividir a carga horária de sábado com a abertura do comércio aos domingos. "Não tem como. O comerciário precisa descansar. As mães reclamam não haver creches e escola aos sábados e elas precisam trabalhar", diz.

Outro lado
Na outra ponta, Antônio Deliza Neto, presidente do Sincomércio, reafirma entender o projeto como um retrocesso. Ele prevê fechamentos de postos de trabalho e desestruturação da rede de atendimento, inclusive durante a semana, se a proposta for aprovada. "Hoje o comerciário trabalha as 44 horas semanais, incluindo o sábado. Caso se altere, também vamos ter que mexer na abertura das lojas durante a semana. Isso é um desserviço ao consumidor."

Deliza afirma aguardar pela reunião com o vereador para entrar em um consenso, porém, não descarta apoio aos comerciantes que resolverem contestar a decisão judicialmente em caso ela venha a ser aprovada.

Eder Magrini, gerente de uma loja de confecções na cidade, não descarta esse tipo de expediente. "Hoje, o fluxo é dividido. Temos clientes tanto de manhã quanto à tarde no sábado. Não podemos perder, então, se for preciso, vamos à justiça atrás de uma liminar para nos manter abertos", diz.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara