Contas da CPFL indicam locais de pagamento que não existem

A proprietária de um bar próximo a um dos endereços indicados no Jardim Brasil relata que todos os dias pelo menos dez pessoas entram ali para perguntar sobre o tal local. "Desde que eu abri o bar, há dez meses, tenho de parar o que estou fazendo para ficar dando explicações sobre este lugar que não existe", declara Claudia Regina da Silva. "Me incomoda muito. Eu imagino para o dono da casa."
Em outro ponto indicado em contas da CPFL Paulista (Rua São Bento, esquina com a Avenida Prudente de Morais) deveria haver uma empresa chamada Morada Cred. No entanto, a informação obtida nas lojas ao redor é de que nunca existiu tal estabelecimento ali. "Todo dia vem gente querendo pagar as contas aqui, mas nós não recebemos", conta uma funcionária do varejão Preço Único, que fica exatamente na esquina apontada no documento.

A reportagem foi a um terceiro estabelecimento indicado e encontrou, na entrada da loja localizada no endereço, um cartaz indicando "Não recebemos contas da CPFL". Márcia Vieira, proprietária, explica que foi procurada por um funcionário da concessionária para saber se tinha interesse em participar do programa, mas nunca chegou a instalar a máquina da CPFL Paulista para o recebimento das contas. No entanto, há quatro meses o nome de sua loja consta das contas emitidas pela distribuidora de energia.

"Virou uma peregrinação de consumidores. Eles vêm deste lugar no Jardim Brasil que não existe, chegam aqui e eu também não recebo. Dá dó porque são sempre os mais simples que precisam pagar a conta em dinheiro. Vem gente de todo canto da cidade e a maioria sai reclamando muito da CPFL Paulista", diz.

Durante a entrevista com Márcia, o industriário Aparecido Silva interrompeu a reportagem para saber se o local não recebia mais as contas de luz. Ao ser informado de que conseguiria efetuar o pagamento somente no Centro da cidade, reclamou: "Então, vou pagar a conta atrasada. Já são 16h50 e lá eles só recebem até as 17 horas. Vim direto do trabalho e vou voltar para a casa sem pagar a conta."

Sem vantagens
A comerciante acredita que a maioria dos estabelecimentos que se cadastram para receber as contas deixa o programa em pouco tempo por não haver vantagens para eles. "Querem que eu receba as contas aqui, mas quem arca com os custos sou eu. É a minha energia, o meu funcionário, até o risco de ficar com dinheiro aqui na loja é meu. Eles não oferecem nada em troca", diz Márcia. "Os três locais que eu conheço que recebiam as contas da CPFL Paulista foram assaltados e fecharam. Este serviço tem de ser feito pelos bancos e lotéricas, que trabalham só com isso", completa. Problema é pontual, afirma concessionária
Segundo Marcos Antônio Danella, gerente de relacionamento da CPFL Total, a flutuação dos estabelecimentos cadastrados para receber contas de luz é de 2%, ou seja, em Araraquara, a cada três meses, dois estabelecimentos são descadastrados e cadastrados outros dois como postos de recebimento de contas. Informado sobre os locais ‘fantasmas’ e sobre o caso do estabelecimento não-cadastrado cujo nome consta das contas de energia, ele afirma que fará uma análise para dar uma resposta oficial. "São casos pontuais. Deve ter
havido um problema no sistema", alega.

De acordo com a assessoria de imprensa da CPFL, a concessionária mantém 30 pontos credenciados em 19 bairros de Araraquara, segundo atualização do dia 5 de julho.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara