Dilma manda fazer "limpeza" no Ministério dos Transportes e mais seis são demitidos

A prometida "limpeza" no Ministério dos Transportes atingiu mais seis pessoas nesta terça-feira (19). Quatro delas são assessores ligados ao deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e ao ex-ministro Alfredo Nascimento. As outras duas são coordenadores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), foco do escândalo de corrupção. As exonerações foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A ordem de "limpeza" foi dada pela presidente Dilma Rousseff. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, deveria concluir a determinação, se possível esta semana, com o afastamento do petista Hideraldo Luiz Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, e de Felipe Sanches, presidente interino da Valec, e outros supostos envolvidos num esquema de corrupção que abala o governo desde o início do mês.
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi encarregada na segunda-feira (18) por Dilma de anunciar que o diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, atualmente em férias, também não retornará mais ao cargo.Foram demitidos do ministério os funcionários José Osmar Monte Rocha, Estevam Pedrosa, Darcy Michiles e Maria das Graças de Almeida. A exoneração dos três primeiros foi assinada ontem pela ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e publicada hoje no D.O.
A saída de Maria das Graças foi assinada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que também respaldou a exoneração dos servidores do Dnit Luiz Cláudio dos Santos Varejão, do cargo de coordenador-geral de Operações Rodoviárias, e Mauro Sérgio Fatureto, coordenador de Administração Geral.

Reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra o envolvimento de José Monte Rocha num atestado que ajudou na contratação de uma empresa de fachada pelo Dnit por R$ 18,9 milhões. Apadrinhado de Valdemar, Rocha presidiu até o ano passado o grupo executivo criado para cuidar do passivo do antigo DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). Até a última segunda-feira (18), era assessor para assuntos administrativos na pasta.
Darcy Michiles é filiado ao PR e era secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes e ligado a Alfredo Nascimento no Amazonas. Maria das Graças Almeida trabalhava com ele na secretaria. Já Estevam Pedrosa era um dos principais assessores do ex-ministro na pasta.


Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara